Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Nomeações para o serviço ecclesial 2021/2022Qui, 22/07/2021 - 12:23

O Bispo de Bragança-Miranda, D. José Manuel Garcia Cordeiro, torna públicas as seguintes nomeações para o serviço eclesial nos caminhos e processos sinodais para uma Igreja serva, que educa, celebra e festeja:

1. Paróquias da Unidade Pastoral S. Bento, Arciprestado de Bragança:

Pároco: Padre José Manuel Pereira Ribeiro Gomes, mantendo-se as anteriores nomeações da equipa pastoral.

2. Diretor Espiritual do Seminário Diocesano de São José: Padre Júlio da Costa Gomes, mantendo as anteriores nomeações pastorais.

Alfândega da Fé: Unidade Pastoral reflete sobre o lutoQui, 15/07/2021 - 12:24

No próximo domingo, dia 18 de julho, memória de São Bartolomeu dos Mártires, a Unidade Pastoral do concelho de Alfândega da Fé, na Diocese de Bragança-Miranda, promove o seminário «Esperança num mundo que (des)espera: o luto e o processo de luto à luz da Fé». Será no Centro Cultural Mestre José Rodrigues e a entrada, ainda que livre, será com regras higieno-sanitárias.

Apresentação do livro “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” em Torre de MoncorvoQui, 15/07/2021 - 11:56

O livro “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI”, número nove da coleção Património a Norte, será apresentado no dia 22 de julho, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo.

A sessão terá apresentação de Francisco José Lopes, e contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.

«A primeira geração incrédula» - Artigo de Opinião do Pe. Octávio Sobrinho AlvesQui, 15/07/2021 - 10:44

Armando Matteo, professor de teologia

na Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma) chamou à geração da década de oitenta (1980)  a primeira geração incrédula,

em livro traduzido agora em língua portuguesa. Como assim (?!)

uma geração tão perto do Concílio Vaticano II, onde se abriu o diálogo

com a modernidade, se esqueceram os anátemas do Vaticano I (1870),

se deu um “tu-a-tu" entre a razão e a fé,

se deixaram os dogmatismos cegos e sem alma, e se começou a usar

uma gramática cristã da existência!

Concatedral de Miranda do Douro recebe «Crucifixo de pousar» do século XVI restauradoQui, 15/07/2021 - 10:13

O Museu da Terra de Miranda concluiu a ação de conservação e restauro de um Crucifixo de pousar, datado da segunda metade do século XVI, que pode ser visitado Concatedral de Miranda do Douro.

“A imagem do Cristo de Marfim foi restaurada através do Museu da Terra de Miranda, com a ajuda de mecenas e outros apoios externos, à semelhança de outro espólio da Concatedral de Miranda do Douro já intervencionado e disponibilizado ao público”, destaca um comunicado da diocese de Bragança-Miranda enviado à Agência ECCLESIA.

José Vaz Carreto escreve livro sobre o Caminho de SantiagoQua, 07/07/2021 - 20:56

«SANTIAGO / A Caminho de Compostela» é o título do novo livro de José Vaz Carreto e acaba de ser lançado pela editora Farol. Será apresentado em Bragança, nos claustros da antiga Sé, no próximo dia 16 de julho, às 21h30.

O autor percorreu a pé a ancestral rota do Caminho Português Central e escreveu «um livro que permite ver para além do olhar, uma viagem onde o caminho é a resposta», considera.

SN Liturgia publica «A Santa Missa / Comentário espiritual da celebração» de Anna Maria CànopiSeg, 05/07/2021 - 21:57

Apresentação deste livro é da autoria da Ir. Maria Augusta Tescari, do Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja, em Palaçoulo, Miranda do Douro.

Livro está disponível em todas as livrarias religiosas de Portugal. Em Bragança-Miranda encontra-se na Casa de Paramentaria Santa Clara, em Bragança.