Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Bragança-Miranda: 24 horas de oração com a JMJ Ter, 17/01/2023 - 13:06

A Diocese de Bragança-Miranda associa-se à dinâmica nacional das “24 horas de oração com a JMJ” lançada pela Fundação Jornada Mundial da Juventude.

Será no próximo dia 21 de janeiro, às 15h00, e terá a duração de 24h. Visa agradecer a vinda do Papa Francisco a Lisboa.

Na Diocese do Nordeste Transmontano, a dinâmica vai decorrer no Santuário da Senhora das Graças, em Bragança, e em várias comunidades dos quatro arciprestados.

Conferência Episcopal reforça estrutura de comunicaçãoSáb, 14/01/2023 - 17:34

O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda saúda a medida da Conferência Episcopal Portuguesa, deseja à profissional um bom trabalho, e promete colaboração próxima. Recorde-se que este reforço era defendido, desde 2017, pela Diocese transmontana.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reforçou a sua estrutura de comunicação com uma nova assessora, Anabela Sousa, diretora de Comunicação da Diocese de Setúbal.

Espaço Padre Formigão mostrado em projeto audiovisualTer, 10/01/2023 - 23:02

Iniciativa conta com o apoio do Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, do jornal diocesano "Mensageiro de Bragança" e da Reitoria da Catedral de Bragança.

A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima (IRNSF) iniciou este Natal a apresentação de uma série de seis episódios sobre o Espaço Padre Formigão – Casa do Apóstolo de Fátima, lugar museológico, de memória e de veneração do seu fundador, o venerável padre Manuel Nunes Formigão.

«O Abraço do Natal» | Opinião do Pe. Manuel RibeiroDom, 08/01/2023 - 11:29

Findamos, recentemente, o encantador e belíssimo período do Natal do Senhor. Este ano, em particular, na comunidade paroquial a mim confiada pela Santa Igreja, fui deveras surpreendido pela envolvência contagiante do povo de Deus em torno do Deus Menino. No dia solene do Natal do Senhor e na sua oitava, fomos agraciados com a bênção dos Meninos Jesus de todas as famílias na Santas Missas. A forma única como cada um, dos mais novos aos mais velhos, seguravam Deus Menino foi um regalo para a vista e para a alma.

Jornadas Nacionais da Pastoral do Turismo vão decorrer em CoimbraQua, 04/01/2023 - 21:25

A cidade de Coimbra vai acolher, entre os dias 02 e 04 de fevereiro, as jornadas nacionais da Pastoral do Turismo subordinadas ao tema “A caminho de uma Pastoral Laudato Si”.

A iniciativa, organizada pela Pastoral do Turismo – Portugal (PTP), realiza-se no Seminário Maior daquela cidade e conta na sessão de abertura com uma mensagem de vídeo de monsenhor Rino Fisichella, Prefeito do Dicastério para a Evangelização que tutela a Pastoral do Turismo, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Falecimento do Papa emérito Bento XVI | Nota do Administrador diocesanoSáb, 31/12/2022 - 11:08

Em comunhão com o Papa Francisco e toda a Igreja, a Diocese de Bragança-Miranda dá graças a Deus pela vida e ministério do Papa emérito Bento XVI.

Agora configurado com Cristo na morte, com Ele tome parte na Ressurreição.

Apela-se a que, em todas as comunidades cristãs da Diocese, seja feita justa memória deste grande trabalhador da Vinha do Senhor.

Bragança, 31 de dezembro de 2022.

O Administrador Diocesano,

Monsenhor Adelino Fernando Paes

Mensagem de Natal do Administrador da Diocese de Bragança-MirandaQui, 22/12/2022 - 08:02

Quando a luz brilha e as trevas se dissipam

o caminho aclara-se, o Encontro surge e o Natal acontece!

Maria, acolhendo o Verbo Divino em seu coração e seio virginal,

“Levantou-se e partiu apressadamente”

ao encontro de Isabel, a necessitar de presença e ajuda.

Para que haja Natal em nosso tempo e no coração humano,

urge partir apressadamente ao encontro de tantos que nos esperam

para lhes levar o Evangelho vivo: Jesus Cristo, único Salvador.