Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Encontro dos Tribunais da Província Eclesiástica de Braga debate o processo no Direito Canónico enquanto expressão do processo sinodalQui, 23/06/2022 - 11:13

Realizou-se nesta terça-feira, dia 21 de junho, o Encontro Anual dos Tribunais da Província Eclesiástica de Braga, constituída pelas dioceses de Braga, Viana do Castelo, Porto, Lamego, Vila Real, Bragança, Aveiro, Coimbra e Viseu, que, desta feita, decorreu na diocese de Lamego, mais concretamente no Seminário Maior, cidade de Lamego, subordinado ao tema “A justiça e o processo no Direito Canónico – Uma expressão da intervenção da Igreja sinodal junto do seu povo à luz da Palavra de Deus”.

D. José Cordeiro pediu abertura do processo de canonização de Alzira SobrinhoSeg, 20/06/2022 - 21:02

Fundadora da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado foi figura central de I Jornadas de Espiritualidade Eucarística.

D. José Cordeiro regressou à diocese de Bragança – Miranda para a celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, na aldeia de Pereira, que se preparou “dois anos depois, num enlevo celebrativo, com passadeiras de flores”.

Falecimento do Padre Joaquim José Silva RodriguesSáb, 18/06/2022 - 10:03

Partiu para a casa do Pai, aos 96 anos de idade, o Padre Joaquim José Silva Rodrigues.

Natural de Navalho, concelho de Mirandela, fez os estudos teológicos no Seminário de Vinhais.

Ordenado presbítero em 29 de junho de 1951, por D. Abílio Vaz das Neves, foi pároco de Pereiros, Codeçais, Zedes (Carrazeda de Ansiães), Folgares (Vila Flor) e de Abreiro, Avidagos, Navalho e Milhais (Mirandela). Jubilou-se em 2014.

D. Joaquim Mendes preside à Ordenação sacerdotal de 2 jovens timorensesQui, 16/06/2022 - 14:55

Os Salesianos de Dom Bosco passam a contar, a partir do próximo dia 2 de julho, com mais dois presbíteros. D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, preside às ordenações, na Diocese de Bragança-Miranda.

D. Joaquim Mendes, SDB, Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, vai presidir à ordenação presbiteral dos diáconos Gregório Haendel e Rafael Bonaparte.

Monjas Trapistas convidam jovens para “VerãoVocacional”Qui, 09/06/2022 - 09:52

As monjas trapistas do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, Miranda do Douro (na Diocese de Bragança-Miranda) lançam um convite, em jeito de desafio, às jovens portuguesas.

Entre 1 de julho e 8 de outubro, as jovens (entre os 18 e os 40 anos) das 21 dioceses de Portugal são convidadas a passar uns dias de férias, na hospedaria do Mosteiro, e a refletirem sobre as suas vocações.

«A fome posta no encalço da beleza… de Deus!» | Opinião da Ir. Maria José Oliveira, SFRJSTer, 07/06/2022 - 12:13

A propósito da publicação da obra poética “A Anatomia da Fome”, na Semana Santa de 2022, partilho algumas reflexões sobre o significado deste termo, FOME, com múltiplas abordagens semânticas, abrindo depois para a apresentação de uma figura da nossa história recente, um pouco desconhecida, mas que nos pode trazer desafios de meditação ao modo como orientamos a nossa “fome”: a Ir. Maria de S. João Evangelista.

Servas Franciscanas assinalam o Dia Internacional dos ArquivosSeg, 06/06/2022 - 17:20

A congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, na Diocese de Bragança-Miranda, associa-se ao Arquivo Distrital de Bragança, e na próxima quinta-feira, 9 de junho, assinala o Dia Internacional dos Arquivos.

A iniciativa conjunta vai decorrer no Arquivo distrital de Bragança, às 16h30, e serve para considerar o Arquivo das Servas Franciscanas Reparadoras e realizar uma tertúlia à volta do livro "A Anatomia da Fome" da Ir. Maria José Diegues de Oliveira.