Notícias | Diocese Bragança-Miranda

SN Liturgia apresenta «Celebração das Exéquias» revista e adaptada aos novos desafios pastoraisQua, 13/01/2021 - 15:37

Esgotada a anterior edição da Celebração das Exéquias, distribuída pela Editorial Apostolado da Oração, procedeu-se a uma cuidada revisão para responder aos novos desafios pastorais, sobretudo nos casos de cremação do cadáver.

«Tutti Fratelli» - Artigo de Opinião do Pe. Octávio Sobrinho AlvesSeg, 11/01/2021 - 11:28

Já desde a revolução de 1789

que se fala em fraternidade, alicerçada na igualdade e liberdade.

Daí as ciências empíricas e sociais,

proporem uma sociedade bem diferente,

do absolutismo reinante,

uma sociedade totalmente outra,

onde os pobres ganharam voz.

Abençoada revolução de pensamento!

Mas distorcida dos encantos primeiros

porque endeusou o homem

como centro do mundo e da história.

Estava assim criado o antropocentrismo.

Expulsou Deus do centro.

E deu no que deu…

Relativizou-se Deus

Nota da CEP depois da audiência com o Santo PadreSex, 08/01/2021 - 16:11

O Papa Francisco recebeu em audiência, esta manhã, a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa.

Foi um excelente encontro fraterno em que tivemos a oportunidade de manifestar a comunhão e sintonia dos Bispos portugueses para com o Santo Padre e a Igreja Universal. Exprimimos também o apreço do povo português pelo Papa Francisco e pelos temas que tem proposto à reflexão da Igreja e da sociedade.

Desafios pastorais da pandemia à Igreja em PortugalSex, 01/01/2021 - 19:21

A reflexão “Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal”, aprovada a 13 de novembro de 2020 na Assembleia Plenária da CEP e divulgada a 1 de janeiro de 2021, vem no seguimento do documento “Recomeçar e Reconstruir – Reflexão da CEP sobre a sociedade portuguesa a reconstruir depois da pandemia Covid-19”, aprovado a 16 de junho na Assembleia Plenária da CEP.

Ano “Família Amoris Laetitia”Sex, 01/01/2021 - 19:10

Por decisão do Papa Francisco e sob a coordenação do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, vai celebrar-se o Ano “Família Amoris Laetitia”: terá início a 19 de março de 2021, quinto aniversário da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, e terminará a 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias em Roma. A Comissão Episcopal do Laicado e Família já está a preparar algumas iniciativas para a sua celebração entre nós.

ANO “FAMÍLIA AMORIS LAETITIA

Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz sobre a mensagem do Papa para o dia Mundial da Paz de 2021Sex, 01/01/2021 - 18:30

A CULTURA DO CUIDADO E A PAZ

Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz sobre a
mensagem do Papa para o dia Mundial da Paz de 2021

Como vem sendo hábito, a Comissão Nacional Justiça e Paz quer salientar, com esta nota, alguns aspetos da mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz e a sua pertinência no atual contexto da sociedade portuguesa.