Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Falecimento da Ir. Teresa Fernandes, SFRJSTer, 25/01/2022 - 13:41

A Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado anuncia o falecimento da Ir. Teresa Fernandes (Maria Constança Fernandes).

O seu corpo será trasladado para a Catedral de Bragança às 14.00 horas do dia 25 de janeiro onde haverá uma celebração às 17.00 h.

O funeral será celebrado no dia 26 de janeiro, pelas 11.00 horas.

Nota Biográfica

Vida consagrada: Eremitérios renascem na diocese de Bragança-MirandaQui, 20/01/2022 - 10:37

A Diocese de Bragança-Miranda assiste, com surpresa e alegria, à consolidação da vida consagrada no seu extenso território.

Além dos institutos de vida consagrada e das congregações femininas (6) e masculinas (2), bem como a recente fundação do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, com 10 monjas, em Palaçoulo (Miranda do Douro), a Diocese passa agora a contar com a presença de eremitas.

SNL edita "A inteligência da liturgia"Qua, 19/01/2022 - 14:39

O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) acaba de lançar o sexto livro da coleção Hodie: «A inteligência da liturgia» de Paul de Clerck. A apresentação é da autoria de José Manuel Ribeiro Gomes, sacerdote da Diocese de Bragança-Miranda. O livro está disponível em todas as livrarias religiosas nacionais. Em Bragança, o mesmo pode ser reservado na Livraria/Casa de Paramentaria Santa Clara, da congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.

Comunicado do Conselho Permanente da CEP - 11.01.2022Ter, 11/01/2022 - 20:32

Informação sobre alguns assuntos da reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa realizada esta manhã por via digital.

1. O Conselho tomou nota da apresentação pública da Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja Católica Portuguesa, ocorrida ontem na Fundação Calouste Gulbenkian, congratulando-se com os passos iniciais até agora empreendidos.

Falecimento de Joaquina da Conceição Ramos ToméQui, 30/12/2021 - 20:03

Partiu para a casa do Pai, aos 77 anos de idade, a senhora Joaquina da Conceição Ramos Tomé.

Natural de Parada, em Alfândega da Fé, integrou os órgãos sociais da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, em setembro de 1995, como 2.ª Secretária da Direção. Entre 2010 e 2012 foi vogal da mesma. Assumiu, posteriormente, o cargo de vice-presidente, no qual se manteve até dezembro de 2019, altura em que se afastou por motivos de saúde.

Falecimento do Pe. Kazimierz Komor, MICQui, 30/12/2021 - 18:20

Partiu para a casa do Pai, aos 84 anos de idade, 65 de profissão religiosa e 54 de ordenação sacerdotal, o Padre Kazimierz (Casimiro) Komor, da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição.

O Padre Komor nasceu no dia 30 de junho de 1937 em Rycica, perto de Ostrołęka, na Província da Masóvia, no Nordeste da Polónia. Aos 17 anos de idade, frequentando o curso de carpintaria na escola profissional de Ostrołęka, sentiu o apelo da vocação religiosa e pediu a admissão na Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição.