Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Falecimento do Cónego Abílio Augusto MiguelSáb, 12/10/2019 - 13:08

Partiu para a casa do Pai, o Cónego Abílio Augusto Miguel, aos 94 anos de idade.

Natural da freguesia de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, fez os estudos de Teologia nos Seminários de Santarém, Almada e Olivais (Patriarcado de Lisboa).

Ordenado presbítero em 27 de março de 1948, por D. Abílio Vaz das Neves, formou-se em Direito Canónico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Mais tarde fez dois cursos intensivos também sobre Direito Canónico e Direito Processual, na Pontifícia Universidade de Salamanca.

Diocese assinala Dia Nacional dos Bens Culturais da IgrejaTer, 08/10/2019 - 21:07

A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar com várias iniciativas, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja. Será a 17 e 18 de outubro, no concelho de Miranda do Douro.

No dia 17 de outubro, o Centro de Conservação e Restauro (CCR), em Sendim, estará de portas abertas para “dar a conhecer o como e porquê do trabalho desenvolvido, os materiais e técnicas utilizadas, as distintas áreas científicas que abrange a profissão, assim como tem a pretensão de sensibilizar para o património”, salienta Joana Afonso, diretora do CCR.

Mês Missionário ExtraordinárioSeg, 30/09/2019 - 11:14

O mês de outubro, durante o qual se celebra o Dia Mundial das Missões, é dedicado à Missão. O Papa Francisco quis que fosse Mês Missionário Extraordinário em 2019, centenário da Carta Apostólica Maximum Illud de Bento XV (30 de novembro de 1919), com a qual este pretendeu dar novo impulso à responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho.

Os nossos Bispos entenderam que essa intenção se prolongasse no tempo, daí terem decidido um Ano Missionário em Portugal, em Nota Pastoral Todos, Tudo e Sempre em Missão, publicada em abril de 2018.

Comunicado sobre Serviço EclesialQua, 25/09/2019 - 00:39

O Bispo de Bragança-Miranda, D. José Manuel Garcia Cordeiro, torna públicas as seguintes nomeações para o serviço eclesial:

A) ARCIPRESTADO DE BRAGANÇA:

1. Paróquias da Unidade Pastoral S. Bento

Vigário Paroquial: Padre Rogério D’Assunção Dovala Chitapa, por solicitação do Senhor Bispo da Diocese do Sumbe, D. Luzizila Kiala, estudando simultaneamente Educação Social no Instituto Politécnico de Bragança.

B) ARCIPRESTADO DE MIRANDA

Inscrições abertas para os Coros da Catedral de BragançaSex, 20/09/2019 - 15:51

Estão abertas até ao próximo dia 31 de outubro, as inscrições para coralistas que queiram ingressar no Coral Nossa Senhora Rainha (Coro da Catedral de Bragança).

Os interessados, com ou sem experiência, devem ter gosto pela música litúrgica, ter mais de 15 anos e disponibilidade para ensaios fixos, celebrações pontificais e solenidades.

XXXI Jornada Nacional da Pastoral Familiar | 28 de setembroQui, 12/09/2019 - 22:31

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) vai dinamizar a sua jornada nacional, no dia 28 de setembro, propondo o tema ‘discernir o acompanhamento dos casais novos’, no Centro Paulo VI, em Fátima. A Diocese de Bragança-Miranda vai estar presente e apresenta um Programa de Participação próprio, a Ficha de Inscrição e as Condições (ver em anexo). Inscrições terminam a 22 de setembro.

Jornadas de Comunicação debatem importância da «imagem» e utilização do InstagramQui, 12/09/2019 - 22:08

Iniciativa do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal vai decorrer nos dias 26 e 27 de setembro.

O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e a Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal vão promover, a 26 e 27 de setembro, uma nova edição das Jornadas de Comunicação, dedicadas ao tema “O impacto da imagem”.