Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Encontro dos Tribunais Eclesiásticos da Província Eclesiástica de Braga reflete sobre o dinamismo sinodal da IgrejaSex, 14/06/2024 - 10:12

Realizou-se nesta quarta-feira, dia 12 de junho, o Encontro Anual dos Tribunais da Província Eclesiástica de Braga, constituída pelas dioceses de Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Lamego, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra, que, desta feita, decorreu na diocese de Vila Real, mais concretamente na Casa do Clero, cidade de Vila Real, subordinado ao tema “O papel da Cúria/Tribunal Eclesiástico na renovação de uma Igreja sinodal”, contando, pela primeira vez, nesta tipologia de encontro com a presença de D. José Cordeiro, enquanto Arcebispo Metropolita de Braga.

Intervenção de D. Nuno Almeida na Apresentação da obra "Constituições Synodaes do Bispado de Miranda de 1565"Qua, 12/06/2024 - 11:07

Concatedral, 5 de junho de 2024, Miranda do Douro

Constituições Synodaes do Bispado de Miranda

Senhora Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro

Senhor Arcebispo de Braga

Prof. Luís Amaral

Prof. José Francisco Meirinhos

Profa. Maria de Lurdes Correia Fernandes

Prof. Jorge Jacoto Lourenço (Frauga)

D. Nuno Almeida inicia Visita Pastoral ao concelho de VinhaisQua, 12/06/2024 - 10:12

No próximo dia 14 de junho, sexta-feira, D. Nuno Almeida inicia a Visita Pastoral ao concelho de Vinhais. Será uma visita em 3 fases, de acordo com as paróquias atribuídas a cada sacerdote.

O programa deste primeiro dia prevê uma deslocação ao Parque Biológico de Vinhais, onde irá conhecer o Centro Hípico, o Centro Micológico, o Centro interpretativo das Raças Autóctones Portuguesas, o Centro interpretativo “Vida de Lobo”, e o alojamento turístico.

Paróquias de Vimioso promovem exposição de arte sacra Qui, 06/06/2024 - 14:55

«Santa Maria / Devoção e Cultura» é o tema de uma exposição de arte sacra que vai estar patente, nas galerias da Casa da Cultura de Vimioso, até ao final do verão.

São perto de 40 imagens, entre os séculos XVII e XX, provenientes de algumas famílias e do acervo sacro das comunidades de Algoso, Caçarelhos, Mora, Pinelo, São Joanico, Serapicos, São Pedro, Vale Pena, Vilar Seco e Vimioso.

Vão estar expostas diariamente até 31 de agosto.

Secretariado das Comunicações Sociais disponibiliza formação para agentes pastoraisQui, 06/06/2024 - 14:35

Procurando responder às necessidades de comunicação digital dos agentes pastorais, o Secretariado das Comunicações Sociais disponibilizou um conjunto de formações ao clero e aos leigos ligados aos secretariados, comissões e serviços diocesanos. São formações gratuitas, online, de 25 e 50h, em meios de comunicação digital, social media, processador de texto, utilitário de apresentação gráfica e folha de cálculo.

Curso de Verão do Santuário de FátimaTer, 04/06/2024 - 11:24

Irmã Lúcia é a protagonista da próxima edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima

Iniciativa realiza-se de 3 a 5 de julho, no Centro Pastoral de Paulo VI. Período de inscrições está a decorrer.

Lúcia de Jesus, conhecida dentro e fora do ambiente eclesial como Irmã Lúcia, é uma figura incontornável do catolicismo contemporâneo e será a protagonista da 9.ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima.

Conclusões do 5.º Congresso Eucarístico NacionalSeg, 03/06/2024 - 16:35

De 31 de maio a 2 de junho de 2024, realizou-se em Braga, nos dias seguintes à Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Cristo, o 5.º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) por ocasião dos 100 anos da sua primeira edição. Com o tema “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. «Reconheceram-n’O ao partir o Pão»”, o congresso reuniu cerca de 1400 participantes, 4 cardeais e 30 bispos, estando representadas todas as dioceses portuguesas.

Santa Sé autorizou abertura do processo de canonização da irmã Maria de São João EvangelistaSáb, 01/06/2024 - 18:46

O bispo da Diocese de Bragança-Miranda anunciou hoje, durante o V Congresso Eucarístico Nacional, que a Santa Sé autorizou a abertura do processo  de beatificação e canonização de irmã Maria de São João Evangelista.

D. Nuno Almeida, que leu a carta recebida da Santa Sé, do Dicastério das Causas dos Santos, em resposta ao pedido da diocese transmontana, explicou que “nada impede” (nihil obstat), a abertura da causa de canonização e beatificação da Serva de Deus irmã Maria de São João Evangelista.

III Jornada de Espiritualidade EucarísticaTer, 28/05/2024 - 15:28

As Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado promovem, dia 10 de junho, a III Jornada de Espiritualidade Eucarística centrada no tema “Da manjedoura ao Altar e à Cruz”.

O tema que se vai desenvolver insere-se no contexto dos centenários franciscanos: 800 anos da representação do presépio em Greccio, na Itália e 800 anos da impressão das Cinco Chagas de Cristo em Francisco de Assis, realça uma nota enviada pelo Secretariado diocesano das Comunicações Sociais à Agência ECCLESIA.