“Seminário em Família” inicia novo ciclo de encontros vocacionais | Diocese Bragança-Miranda
A Equipa Formadora do Seminário diocesano de S. José, em Bragança, vai promover, ao longo do ano pastoral 2026/2027, um novo ciclo de encontros do “Seminário em Família”, uma proposta vocacional destinada a adolescentes e jovens, rapazes, em idade escolar.
Sob o lema “Um caminho para viver em família”, a iniciativa pretende proporcionar momentos de encontro, oração, convívio e discernimento vocacional, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Seminário no acompanhamento dos mais novos.
O primeiro encontro está marcado para 14 de novembro, seguindo-se depois a 12 de dezembro, 13 de fevereiro de 2027, 20 de março e 17 de abril. Este último encontro decorrerá no contexto do Domingo do Bom Pastor. Para a época de verão está ainda prevista a realização de um Campo Vocacional.
O Padre Bruno Dias, responsável diocesano pelo Pré-Seminário e membro da Equipa Formadora, sublinha a importância de criar espaços onde seja possível refletir sobre a vocação a partir da vida concreta de cada pessoa.
As iniciativas vocacionais pretendem ser precisamente espaços de "partilha e reflexão sobre o chamamento de Deus nas diversas dimensões da vida", explica o sacerdote.
"Queremos continuar a abordar temas profundos e inspiradores, relacionando a vocação com experiências pastorais e com as vivências do quotidiano", acrescenta o Padre Bruno Dias.
«Seminário em Família» insere-se no trabalho que a Diocese tem vindo a desenvolver no âmbito da Pastoral Vocacional, procurando fomentar uma cultura vocacional nas famílias e nas comunidades cristãs proporcionando aos mais novos oportunidades concretas de acompanhamento e discernimento.
A própria dimensão familiar tem estado presente no caminho vocacional promovido pelo Seminário. Em março deste ano, as Tertúlias Vocacionais “Fração do Pão” escolheram precisamente como tema “Família: berço da vocação”, procurando refletir sobre o chamamento de Deus a partir de diferentes experiências e opções de vida.
Com cinco encontros distribuídos ao longo do ano pastoral e um Campo Vocacional previsto para o verão, o “Seminário em Família” pretende continuar a fazer do Seminário diocesano de S. José uma casa aberta aos adolescentes e jovens, onde estes possam encontrar espaço para rezar, conviver, questionar, descobrir e discernir o caminho a que Deus os chama.





