Biografia | Diocese Bragança-Miranda

Adelino Fernando Paes nasceu a 11/01/1947, em Picote, Miranda do Douro. Licenciou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa. Recebeu a ordenação sacerdotal a 09/02/1975, em Bragança. Estudou Pastoral na Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha.

Entre outros encargos, na Diocese de Bragança-Miranda, foi Vice-reitor do Seminário de S. José e Pároco das Paróquias dos Santos Mártires e Santo Condestável, em Bragança. Durante o ministério pastoral de D. José Cordeiro, nesta diocese, foi Vigário Geral, membro do Colégio de Consultores, Chanceler da Cúria diocesana, presidente do Instituto Diocesano do Clero e presidente da Fundação “Mensageiro de Bragança”.

Exerceu actividade docente, assistiu vários movimentos, fundou e dirigiu a Escola de Cultura Religiosa.

Desempenhou relevante papel no setor social. É Presidente da Fundação Betânia - Centro Apostólico de Acolhimento e Formação, da qual foi co-constituidor e secretário.

Cónego do Cabido da Catedral (desde 1985) recebeu do Papa, em 2015, o título de monsenhor.