IDEP - Instituto Diocesano de Estudos Pastorais | Diocese Bragança-Miranda

IDEP

O Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP) é uma escola teológica, pertencente à Diocese de Bragança-Miranda, que desenvolve actividades formativas em diversos âmbitos:

• Formação permanente dos Presbíteros e dos Diáconos;
  • Formação de agentes pastorais;
  • Formação laical;
  • Formação académica dos candidatos ao Diaconado Permanente;
  • Formação Pastoral (curricular) dos Seminaristas Maiores (6ºano);
  • Reflexão teológica e pastoral;
  • Preparação básica dos professores de EMRC.

A quem se destina?

• Clero;
  • Leigos propostos pelos párocos;
  • Leigos com vontade de adquirir conhecimentos básicos de Teologia e Pastoral;
  • Religiosos(as), animadores e cooperadores, catequistas, professores de EMRC;
  • Candidatos ao Diaconado Permanente (propostos pelos párocos).

Estrutura Curricular e Oferta Formativa (ver Folheto em rodapé)

Carga horária: Segundas e Quintas-feiras (20h30-22h30)

Local das Aulas: Igreja dos Santos Mártires

Como se pode inscrever? Preenchendo a FICHA DE INSCRIÇÃO (em rodapé)

Memória descritiva do logótipo
Mestre e discípulo, na presença de Cristo e iluminados pelo Espírito Santo. A escada representa a relação entre o céu e a terra, símbolo da ascensão gradual e da evolução. Sete degraus, número sagrado, escada das virtudes, em que o primeiro degrau corresponde à humildade. Chama, símbolo da presença e manifestação de Deus em cada um de nós. O grão de amendoeira simboliza o mistério e profundidade da vida!

Conselho Diretivo: Pe. José Manuel Bento Soares (Vigário Episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade), Pe. José António de Almeida Machado (Delegado Diocesano para o Diaconado Permanente) e Pe. Manuel Augusto Rodrigues Ribeiro (Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese).

Informação atualizada em: 21.11.2019