Projeto Pastoral 2006-2009 | Diocese Bragança-Miranda
A FAMILIA CRISTÃ NUMA SOCIEDADE EM MUDANÇA
- 2006-2007 - A FAMÍLIA, SANTUÁRIO DO AMOR E DA VIDA
- 2007-2008 - A FAMÍLIA CRISTÃ, “IGREJA DOMÉSTICA”
- 2008-2009 - A FAMÍLIA EVANGELIZADA, FAMÍLIA EVANGELIZADORA
Numa entrevista publicada no semanário diocesano Mensageiro de Bragança a 22 de Outubro de 2004, por ocasião do terceiro aniversário da minha ordenação episcopal e tomada de posse da Diocese, anunciei o propósito de dedicar algum dos anos pastorais seguintes à problemática da família. Graças ao empenhamento da Vigararia Episcopal da Pastoral, lançamos agora um plano trienal centrado na família sob o lema abrangente e interpelador A família cristã numa sociedade em mudança.
O estudo e a reflexão irão constituir uma vertente marcante da execução do Plano. O défice de cultura religiosa, muito generalizado em Portugal, abrange também a área da família. Nesta época de relativismo ético em que práticas sociais e ordenamentos jurídicos contrastam expressivamente com o modelo familiar cristão urge conhecer melhor a doutrina cristã sobre a família. Seguindo a recomendação de S. Pedro, os fiéis devem estar sempre dispostos a manifestar as razões da sua esperança (1 Pd 3, 15), os fundamentos da sua fé e, neste caso, a dignidade religiosa da família cristã e a valorização humana dela decorrente.
O primeiro ano do Plano vai debruçar-se sobre a família como santuário do amor e da vida. Temática bem oportuna na perspectiva do referendo sobre o aborto. Espero vivamente que o esclarecimento doutrinal proporcionado no âmbito do Plano contribua para que os diocesanos de Bragança-Miranda saibam defender com o seu voto o direito à vida dos nascituros.
Paralelamente a iniciativas de carácter doutrinal, o Plano contempla um variado leque de acções de teor celebrativo: oração pela família nas Eucaristias de domingo, Dias do Pai e da Mãe, bênção das crianças no Dia Mundial da Criança, encontro de casais no primeiro aniversário do casamento e ainda um festival da canção jovem. Esta segunda dimensão do Plano ajudará os fiéis das nossas paróquias a tornarem-se protagonistas activos da pastoral familiar mais do que meros destinatários.
Finalmente, para além das actividades a desenvolver ao longo do triénio, o Plano visa o fortalecimento ou a criação de estruturas de preparação para o matrimónio e de movimentos de espiritualidade e apostolado familiar harmonicamente integrados num futuro Secretariado que dinamize e coordene a Pastoral da Família na Diocese.
D. António Montes Moreira
Bispo de Bragança-Miranda
Anexo | Tamanho |
---|---|
Plano Diocesano de Pastoral 2006-2009 | 2.32 MB |