Santuário de Vilas Boas vai ter novo espaço litúrgico | Diocese Bragança-Miranda
O Santuário diocesano de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas, no concelho de Vila Flor, foi alvo de obras de requalificação.
Um novo altar, um painel de Nossa Senhora da Assunção e uma escultura da Ascensão de Cristo, na cripta, serão dedicados e inaugurados no próximo dia 21 de maio, pelas 11h00.
A celebração será presidida pelo bispo emérito de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira.
O altar, ambão e cadeira presidencial são da autoria da arquiteta Joana Delgado, o painel alusivo à Padroeira, Nossa Senhora da Assunção, é da autoria de Avelino Leite e a escultura da Ascensão de Cristo é de Artur Moreira.
Além da eucaristia, o programa prevê, às 14h30, um concerto de órgão de tubos por Laura Silva Mendes, e um concerto de cavaquinhos pelo Grupo de cavaquinhos e cordas de Vila Flor.
O Santuário mariano de Nossa Senhora da Assunção é um local de forte peregrinação, desde o início do século XVII, e tem sofrido várias obras de requalificação, nomeadamente ampliações.
Em 2016, D. José Cordeiro atribuiu-lhe o estatuto de Santuário diocesano, tendo D. Delfim Gomes, agora bispo titular de Dume e Auxiliar de Braga, sido o seu primeiro reitor.
No último trimestre de 2020, o Santuário adquiriu um órgão de tubos (datado de 1964) à Comunidade Evangélica de Neunkirchen, na Alemanha, criou uma Escola de música, e restaurou o órgão de tubos da capela primitiva.
As atuais obras pretendem «dignificar ainda mais a cripta, espaço para as grandes celebrações, e enquadram-se no projeto de valorização deste importante Santuário», salienta o reitor, Pe. Francisco Pimparel.
«Para breve, se Deus quiser, queremos construir um elevador panorâmico para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Já temos o projeto e agradecemos a ajuda de todos os benfeitores. A obra deverá acontecer ainda este Verão”, acrescenta o sacerdote.