Rumo à JMJ jovens da Diocese cantam Akathistos | Diocese Bragança-Miranda

Rumo à próxima Jornada Mundial da Juventude, nos dias 23 de cada mês, os jovens dos 4 arciprestados da Diocese de Bragança-Miranda reúnem-se para manifestar a sua fé.

No Domingo de Pentecostes, a partir do Santuário diocesano do Imaculado Coração de Maria, nos Cerejais, concelho de Alfândega da Fé, Unidade Pastoral S. Bartolomeu dos Mártires, o Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional (SDPJV) promove a celebração do Akathistos, em honra da Virgem, Mãe de Deus.

O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”) é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja. Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia (451), apresenta em forma de síntese orante, tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria em declarações do magistério e no consenso universal da fé.

A celebração a que preside o bispo diocesano, D. José Cordeiro, poderá ser acompanhada, a partir das 15h00, através da página de facebook do SDPJV