Falecimento do Cónego Abílio Augusto Miguel | Diocese Bragança-Miranda

Partiu para a casa do Pai, o Cónego Abílio Augusto Miguel, aos 94 anos de idade.

Natural da freguesia de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, fez os estudos de Teologia nos Seminários de Santarém, Almada e Olivais (Patriarcado de Lisboa).

Ordenado presbítero em 27 de março de 1948, por D. Abílio Vaz das Neves, formou-se em Direito Canónico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Mais tarde fez dois cursos intensivos também sobre Direito Canónico e Direito Processual, na Pontifícia Universidade de Salamanca.

Pároco de Samil, São Pedro de Serracenos e Alfaião (Bragança) lecionou no Seminário Maior de S. José, no Colégio Diocesano de S. João de Brito, no Colégio do Sagrado Coração de Jesus, na Escola Comercial e Industrial, bem como na Escola Augusto Moreno, em Bragança.

Examinador Pró-sinodal e defensor do Vínculo (1952) foi Promotor da Justiça e Chanceler da Cúria Diocesana durante mais de 6 décadas.

Secretário Episcopal, assistente da Cáritas Diocesana e de vários movimentos foi nomeado Vigário Episcopal da Cúria, em 1979. Um ano mais tarde, tornou-se diretor do jornal “Mensageiro de Bragança”.

Em 1982 foi nomeado Arcipreste de Bragança e em 1983 tornou-se Vigário Geral. Entre 1984-1988 exerceu o cargo de Vigário Judicial.

Cónego Capitular e membro do Conselho de Conciliação, desde 1985, viria a integrar (em 1993) o Tribunal Colegial assumindo também a moderação da Cúria.

Membro da Comissão Municipal de Arte e Arqueologia integrou igualmente a Comissão Diocesana de Arte e Cultura.

A celebração das exéquias está prevista para este domingo, dia 13 de outubro, pelas 16h00, na igreja matriz de Ifanes.

Na Comunhão crente e orante unimo-nos à família do Cónego Abílio Augusto Miguel e a toda a Diocese de Bragança-Miranda.