Esperança e missão educativa em foco: Professores de EMRC de Bragança-Miranda reúnem-se em Mirandela | Diocese Bragança-Miranda

No passado dia 9 de julho, a cidade de Mirandela acolheu a terceira reunião geral de Professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Bragança-Miranda, que teve lugar entre as 09h30 e as 12h30. A jornada prosseguiu com uma visita guiada à Ecoteca – Centro Interpretativo do Território do Vale do Tua, culminando num agradável almoço-convívio num restaurante local.

Este encontro, onde marcaram presença17 professores, teve como objetivos principais a avaliação do ano letivo 2024/2025 e a preparação do próximo ano letivo 2025/2026. Foi assim um momento de partilha, reflexão e projeção do futuro da disciplina na Diocese.

A reunião contou ainda com a significativa  presença do Senhor Bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, que apresentou uma reflexão profunda sobre o tema: “Professor de EMRC: testemunha e educador da esperança ancorada na fé cristã”. O Prelado sublinhou o papel insubstituível dos docentes na vida dos alunos, afirmando, entre outras ideias, que “os jovens, quando descobrem o significado da sua existência, são capazes de muitas surpresas e de extraordinária criatividade”.

Dados positivos e sinais de crescimento

A avaliação do ano letivo 2024/2025 revelou sinais positivos de crescimento na disciplina de EMRC na Diocese. O número global de alunos inscritos aumentou 2%, passando de 44% para 46%, com destaque para o Ensino Secundário, onde se verificou um crescimento de 5%. Também o número de docentes registou um aumento significativo, passando de 20 para 24 professores.

Outros dados relevantes foram a criação de um lugar de quadro de agrupamento de EMRC, já preenchido, o que representa um reforço importante da estabilidade e valorização profissional dos docentes da disciplina e um Agrupamento de Escolas que retomou a lecionação de EMRC.

Foi igualmente destacado o facto de haver atualmente três formandos da Diocese a frequentar o Mestrado em Ciências Religiosas na Faculdade de Teologia, sinal de investimento contínuo na formação científica e pedagógica.

A reunião serviu ainda para assinalar com muita alegria e orgulho a ordenação sacerdotal do professor Nelson Vale, um acontecimento marcante não só para a comunidade eclesial, mas igualmente para toda a comunidade educativa de Bragança e também para agradecer à Colega Vanessa Silva que deixou o Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães para ir para Murça.

Atividades marcantes e futuro da disciplina

Entre as iniciativas destacadas do ano letivo findo, foi salientada a realização, pela primeira vez, do I Encontro de Alunos de EMRC do 3.º Ciclo da Diocese, que reuniu 600 alunos e representou um momento único de celebração, convívio e afirmação da disciplina.

Realce também para o projeto “Pontes de relação na EMRC na Escola” e a participação da Diocese na formação Interdiocesana e em todas as atividades Nacionais e reuniões dos Secretariados.

Foi também evidenciada a importância do acompanhamento pedagógico e formativo por parte do Secretariado Diocesano de EMRC, que tem procurado garantir um trabalho de proximidade, com a colaboração e empenho de todos os professores.

Foram apresentadas as contas relativas à atividade do Secretariado neste ano letivo 24/25, com registo de saldo positivo, reforçando a transparência e a boa gestão dos recursos.

O Diretor do Secretariado Diocesano de EMRC afirmou que esta reunião foi “uma ocasião privilegiada para reconhecer o trabalho sólido e dedicado dos professores da Diocese, agradecer o seu compromisso e reforçar a missão educativa da disciplina, que alia valores humanos e cristãos na formação integral dos alunos”. Destacou-se também “o valor do trabalho colaborativo entre docentes, a importância da formação contínua e a centralidade da relação pedagógica com os alunos, marcada pela proximidade, escuta e cuidado. Por fim, realçou-se o protagonismo criativo e inovador dos professores de EMRC, cuja presença ativa na vida das escolas constitui um verdadeiro fermento de esperança e transformação educativa.

Agradecimentos institucionais

O Secretariado de EMRC expressa um especial agradecimento à Câmara Municipal de Mirandela, ao Sr. Presidente, Dr. Vítor Correia, à Sra. Vereadora, Dra. Vera Preto, e ao Sr. Chefe de Gabinete, Dr. Eurico Carrapatoso, pela cedência gratuita do espaço da Ecoteca e pela excelente hospitalidade prestada a todos os participantes.

 

Jorge Novo