Encontro anual dos diáconos permanentes | Diocese Bragança-Miranda
No dia 22 de janeiro do ano de 2026, os diáconos permanentes da diocese de Bragança-Miranda encontraram-se, como vem sendo habitual anualmente, para renovarem as suas promessas de ordenação diaconal, este ano com a presença e participação do diácono em transição para o presbiterado, Frei John Ryky, capuchinho, a exercer a sua atividade pastoral na nossa diocese.
Celebramos a renovação das promessas perante o bispo d. Nuno Almeida, na Igreja paroquial de Vinhas, cujo patrono é s. Vicente, diácono e mártir na presença do pároco pe. Carlos Fonseca e do pe. José António Machado, delegado diocesano para o diaconado permanente e de grande representação da comunidade de Vinhas que animou a celebração.
Nesta jornada houve ainda a oportunidade de partilhar e refletir sobre as práticas litúrgicas, pastorais, sobre a vida espiritual, social e caritativa nas comunidades em que cada um mais diretamente participa e serve por nomeação episcopal e em que colabora com os respetivos párocos.
As esposas e restante família dos diáconos permanentes têm marcado presença nestes encontros na medida em que os afazeres profissionais o permitem, este ano em menor número mantendo-se connosco em espírito e oração, contribuindo com o seu apoio, incentivo e testemunho para a valorização do serviço às comunidades dos seus esposos diáconos.
Serve a presente notícia como agradecimento: à comunidade paroquial de Vinhas pelo acolhimento dispensado e pala animação da Eucaristia, ao seu pároco e à sra. Presidente da Junta de Freguesia de Vinhas; ao pe. José António Machado, Delegado Diocesano para o Diaconado Permanente e ao bispo diocesano d. Nuno Almeida pela presença, afeto, carinho e caridade com que nos ouve e acolhe, nos ensina e nos protege e promove nas comunidades diocesanas.
Que esta nossa pastoral sirva, com a ajuda de Deus e interseção de s. Vicente, para incentivar outras vocações diaconais e sacerdotais na nossa Igreja e particularmente na Igreja Diocesana de Bragança-Miranda.
Fernando Cordeiro (diácono)





