Dia Mundial do Refugiado | Partilhar a Viagem: Uma vela pelos migrantes e refugiados | Diocese Bragança-Miranda

Em 27 de setembro de 2017, o Papa Francisco lançou a campanha global promovida pela Caritas InternationalisPartilhar a Viagem” sobre a cultura do encontro no contexto da migração global. Quatro anos depois, podemos dizer que foi um dia importante para promover a conscientização sobre a difícil situação enfrentada pela população deslocada em todo o mundo como resultado de perseguições, conflitos, violência ou violações dos direitos humanos.

Durante estes anos a família Cáritas criou um grande movimento com o objetivo de aproximar as comunidades locais, migrantes e refugiados. A campanha Partilhar a Viagem chega oficialmente ao fim, no dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, mas não termina um trabalho que tem sido imenso, em todo o mundo!

"Acreditamos que através desta campanha, a Cáritas ajudou a desenvolver uma cultura a nível global, uma cultura viva de encontro pessoal, uma nova visão de acolhimento da pessoa humana no migrante." Cardeal Tagle, presidente da Caritas Internacionalis.

Para assinalar o encerramento da campanha, simbolicamente, a Cáritas convida a acender uma vela e deixar uma mensagem de esperança, lembrando que cada pessoa que sai do seu país tem uma motivação que em muitas situações o ultrapassa e que o acolhimento deve ser o primeiro gesto de quem o recebe: Acender uma Vela pelos Migrantes e Refugiados.