Bragança-Miranda: Igreja no apoio social aos mais vulneráveis | Diocese Bragança-Miranda

Em tempo de pandemia, a Igreja peregrina na Diocese de Bragança-Miranda continua ativa, solidária e próxima de cada pessoa, nomeadamente dos mais vulneráveis.

Em total colaboração com as autoridades civis e de saúde para barrar o contágio da epidemia viral, as instituições sociais da Diocese (Cáritas Diocesana, 5 Fundações canónicas, 56 Centros Sociais Paroquiais e 14 Santas Casas da Misericórdia e outros centros sociais) têm envidado esforços para acompanhar todos.

Apresentamos alguns exemplos dessa ação sócio-caritativa:

No apoio familiar aos profissionais de saúde e de segurança, o Centro Social de Santa Clara (Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado), a Fundação diocesana Casa da Criança Mirandesa (Sendim) e as Santas Casas da Misericórdia de Alfândega da Fé, Bragança e Miranda do Douro disponibilizaram creches e jardins-de-infância, para acolher os seus filhos. A ação foi mediada pela União distrital das IPSS que também tem uma equipa de apoio permanente às estruturas residenciais para idosos, onde se incluem um sacerdote e uma religiosa, entre outros profissionais.

Os Marianos da Imaculada Conceição disponibilizam o Convento de Balsamão, em Chacim, com 30 quartos, para o descanso dos profissionais de saúde e de voluntários que venham auxiliar este sector ou para efeitos de quarentena. Disponibilizaram ainda pelos canais de comunicação acompanhamento espiritual, que tem chegado unindo as pessoas na oração mas sobretudo ouvindo-as na sua prece orante, rompendo a angústia que emudece o silêncio da dor, transmitindo-lhe a esperança e a confiança no amor.

A Fundação Betânia com o Instituto Diocesano do Clero contam, em caso de emergência, com o apoio do Seminário diocesano de S. José para acolhimento de alguns dos seus utentes onde se incluem alguns sacerdotes idosos.

A Cáritas Diocesana, reinventou a prestação de alguns dos seus serviços. Em união com as Conferências Vicentinas da Paróquia de S. João Batista e o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires (CSPSM) disponibilizam-se a ajudar os idosos e os doentes crónicos, através da aquisição de alimentos e de medicamentos, bem como através da escuta ativa por telefone.

Também em espírito de união, a Cáritas e o CSPSM aderiram à Rede de Emergência Alimentar do Banco Alimentar e ambos serão pontos de recebimento/distribuição de bens alimentares.

A Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa, nos Cerejais, em Alfândega da Fé, disponibiliza a Casa do Peregrino aos profissionais de saúde que necessitem descansar.

Além do apoio social, a Diocese continua a garantir, através dos seus sacerdotes, diáconos e pessoas consagradas um apoio espiritual e motivacional, sobretudo junto dos colaboradores das IPSS que em algumas circunstâncias também tiveram de alterar as suas vidas pessoais e familiares em prol das pessoas mais vulneráveis.