Congresso IMPLICATE 2026 propõe um humanismo de rosto humano em Alfândega da Fé | Diocese Bragança-Miranda
O Congresso IMPLICATE é promovido pelo Polo de Ciência e Cultura de Alfândega da Fé (PCC) da Universidade Aberta, em colaboração com o Município de Alfândega da Fé, a Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa e o Secretariado Diocesano da Cultura e do Turismo da Diocese de Bragança-Miranda.
Alfândega da Fé acolhe, no dia 6 de fevereiro de 2026, às 16h00, no Auditório da Casa da Cultura, a 3.ª edição do Congresso IMPLICATE, um espaço anual de reflexão e diálogo dedicado ao desenvolvimento humano, ético e espiritual, com ambição regional e projecção nacional.
Sob o tema “Humanismo e construção de uma sociedade de rosto humano”, o IMPLICATE 2026 parte de uma convicção clara: não basta pensar o humano, é preciso implicar-se na sua construção. Num tempo marcado por rápidas transformações sociais e culturais, o congresso propõe um espaço de pensamento crítico que cruza cultura, comunicação, espiritualidade e cidadania activa.
O Congresso IMPLICATE afirma-se como projecto continuado que privilegia perguntas essenciais sobre dignidade, responsabilidade colectiva e compromisso social. Mais do que um evento pontual, assume-se como plataforma de reflexão sobre o lugar da pessoa humana na sociedade contemporânea.
Esta edição contará com a participação de:
- Jorge Gabriel, comunicador e figura de referência da televisão portuguesa;
- Sónia Araújo, comunicadora e figura de referência da televisão portuguesa;
- Padre Paulo Duarte, SJ, jesuíta, formador e pensador da espiritualidade e da cultura contemporânea.
Inspirado pelo princípio de que uma sociedade de rosto humano constrói-se com pessoas implicadas, o IMPLICATE 2026 convida participantes, instituições e parceiros a integrar um espaço de diálogo exigente, orientado para a formação da consciência cívica, ética e humana.
A entrada é livre, mediante inscrição.





