Concerto "Avé Maria" na Catedral - 10 de maio | Diocese Bragança-Miranda

No próximo dia 10 de maio, às 21h00, a Catedral de Bragança promove o concerto de música sacra "Avé Maria". A entrada é livre e todos os diocesanos são convidados a assistir.

O organista titular Giampaolo Di Rosa vai interpretar, no grande órgão sinfónico da Catedral, as peças «Fantasia Cromática e Fuga em Ré menor BWN 903» de Bach; «Fantasia e Fuga sobre o nome de Bach» de Liszt; e terminará com uma improvisação sobre Regina Caeli.

O concerto enquadra-se na programação musical anual do órgão da Catedral do nordeste transmontano.

Construído pelo organeiro Francesco Zanin, o órgão da Catedral foi inaugurado e benzido, em 19 de dezembro de 2021, por D. José Cordeiro.

Giampaolo Di Rosa é organista titular de Santo António dos Portugueses, em Roma (2008), das Catedrais de Vila Real (2016) e Bragança (2021), tendo orientado os projetos fónicos dos seus órgãos sinfónicos e, também, do órgão histórico de Santo Ildefonso, no Porto.

Doutorado em Música, completou estudos de piano, órgão, cravo, música sacra, música de câmara, música antiga, composição, teoria e análise.

O seu repertório abrange todas as épocas, para além da improvisação das próprias obras e transcrições. Desenvolve atividade de concertista no mundo inteiro.

A reitoria da Catedral divulgou, entretanto, as datas dos concertos até ao final do ano: "Corpo de Deus" a 14 de junho; "Palavra e Som" a 11 de outubro; "Santa Cecília" a 22 de novembro; e "Concerto de Advento" a 13 de dezembro.

Os interessados em apadrinhar um concerto, nomeadamente instituições ou pessoas a título singular ou familiar, podem manifestá-lo através de um dos seguintes contatos: catedral.bm@gmail.com ou facebook.com/catedralbraganca