Casa Pastoral será uma realidade | Diocese Bragança-Miranda

No dia 5 de agosto de 2019 foi assinado o contrato de empreitada de obra para a primeira fase da requalificação do Seminário de S. José em ordem a Casa Pastoral aberta a todos.

Trata-se de uma nova valência com as componentes de Casa Sacerdotal e também de formação permanente do clero e dos leigos, nomeadamente encontros e retiros. Será instalada no bloco central do Seminário diocesano de São José, na cidade de Bragança, e contará com um auditório, biblioteca e alojamento com capacidade para 40 camas.

«Seminário, Casa pastoral aberta a todos /Nota pastoral sobre o Seminário e a Casa pastoral»

Caríssimos diocesanos,

 «o Seminário representa para a Igreja local um dos bens mais preciosos, a tal ponto de ser chamado “o coração da Diocese”, porque a renovação do presbitério é determinante para a vida de uma Diocese. Todos somos convidados a olhar o seminário como “coração da Diocese”, a rezar por todas vocações, a contribuir para a vida quotidiana dos seminaristas e sobretudo para uma formação excelente dos padres», como vos escrevi em 2011, na primeira carta pastoral O seminário, laboratório de esperança para o futuro.

O Seminário enquanto casa do discipulado é Escola do Evangelho da Vocação. Como lembra o Papa Francisco, não há discípulos e missionários, mas discípulos missionários. Assim sendo, o Seminário como Casa do discipulado é necessariamente uma Casa Pastoral, uma Casa missionária. A formação permanente dos Pastores e dos Leigos é o albergue do discernimento contínuo da Voz do Espírito.

O actual edifício do Seminário recebeu os primeiros alunos em 1932 e desempenha a sua nobre missão de acompanhar a vocação dos seminaristas das famílias da nossa Diocese, auxiliando-os a responder positivamente ao chamamento de Deus para o serviço do Seu povo. Há mais de 80 anos, muitas centenas de rapazes viveram e estudaram nesta casa, adquirindo valores humanos e cristãos para a vida e para o Bem comum da sociedade. A maioria do Presbitério da nossa Diocese formou-se nesta casa. Por isso o Concílio Vaticano II recomenda: «todos os sacerdotes considerem o Seminário como coração da diocese e prestem-lhe de boa vontade a própria ajuda» (OT 5). Ao Seminário devemos muito!

Todos sabemos que também no Seminário em Vinhais passaram alguns milhares de rapazes, de 1920 a 1988 e foi casa episcopal de 1920 a 1928. Desde 1988 a 2004 ainda funcionou como colégio e internato. A história da Diocese de Bragança-Miranda no século XX não se pode contar sem Vinhais. Hoje, estamos à procura de uma solução para aquele imóvel, tendo o plano de doarmos a igreja à Paróquia de Vinhais. Também a chamada Casa do Clero, em Cabeça Boa, encerrou a sua actividade na Páscoa de 2014 e está à venda.

Ao criarmos o Instituto Diocesano do Clero em 2012, (como uma entidade pública de natureza fundacional, erecta canonicamente e com personalidade jurídica no foro canónico e no foro civil, em conformidade com a Concordata entre a Santa Sé e o Estado Português), para a digna sustentação e formação permanente dos sacerdotes, confiamos-lhe a guarda e a administração destas casas.

Os tempos actuais, sobretudo desde 1971, trouxeram numerosas e profundas mudanças a todos os níveis, tendo levado a Igreja presente na Diocese de Bragança-Miranda a enviar os seminaristas do Seminário Maior para as Dioceses de Braga, de Lisboa, do Porto e de Viseu e a manter apenas aqui o Seminário menor do 7º ao 12º anos.

Em 2013, na comunhão com as Dioceses da Guarda, de Lamego e de Viseu, entendemos criar o Seminário Maior Interdiocesano de S. José em Braga, junto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Em Bragança mantemos os seminaristas do 10º ao 12º anos e os pré-seminaristas.

Depois de mais de oito décadas, a actual casa precisa de obras. A primeira fase da requalificação da igreja e do Seminário de S. José foi inaugurada em 2009, para o bom funcionamento do Seminário e para o Pré-Seminário. Hoje queremos alargar o Seminário para toda a Diocese e porque necessitamos de uma casa pastoral, aberta a todos, elaboramos para este efeito um projecto de reconstrução do corpo central do Seminário Diocesano de S. José.

Aqui, gostaríamos de ter uma casa do Presbitério, como casa de convívio e de formação permanente dos Pastores em todas as fases da vida sacerdotal; um lugar de retiros ou exercícios espirituais, de recolecções e de formação permanente dos Leigos; o Instituto Diocesano de Estudos Pastorais com cursos de Bíblia, Teologia, Liturgia, Pastoral, Direito canónico, Espiritualidade e outras dimensões da cultura cristã com uma biblioteca e um auditório, além dos quartos para o alojamento completo em articulação com a igreja de S. José, cozinha, bar e lavandaria do Seminário.

A obra está calculada no valor de 1.300.000€. Gostaríamos de ter ajuda comunitária. A Diocese terá de conseguir o montante possível. Para isso, pedimos donativos aos sacerdotes e a todos os fiéis, especialmente às Instituições canónicas e a todas as pessoas de boa vontade. Começamos com 10.850,00€ de alguns benfeitores. Daremos conta das ofertas no jornal diocesano “Mensageiro de Bragança”.

O Seminário é uma casa pastoral aberta a todos na hospitalidade e na espiritualidade. Juntos com os sacerdotes estejamos ao serviço dos que mais precisam. Com os sacerdotes podeis sempre contar, agora eles contam convosco.

Ajudem-nos a concretizar este projecto. Agradecemos o vosso contributo generoso: «Cada um dê como dispõe em seu coração, sem tristeza nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria» (2Cor 9,7).

Abraço fraterno!

Seminário de S. José, Bragança, 19 de Março de 2015.

+ José, Bispo de Bragança-Miranda

------------------------

1. Estes serviços já são oferecidos aos cristãos da nossa Diocese, mas com muitas limitações devido à falta de um espaço capaz de responder às exigências destas actividades. Porque a Diocese não quer deixar de oferecer este contributo espiritual a todos, sentimos urgência em requalificar o Seminário de S. José, mas este desafio só será possível com a vossa ajuda e com a vossa generosidade.

Ficheiros: