Carrazeda de Ansiães: Projeto “TUC TUC Social” aumenta acompanhamento aos idosos | Diocese Bragança-Miranda

A Igreja presente na Unidade Pastoral de Ansiães, Diocese de Bragança-Miranda, decidiu reforçar a ação social à terceira idade, no concelho de Carrazeda de Ansiães.

Esta sexta-feira, 4 de junho, o Centro Social Paroquial de Pombal (CSPP) deu início ao projeto «TUC TUC Social».

Trata-se de uma iniciativa que decorre de uma candidatura apresentada ao programa “+COE3SO Emprego” e que «pretende ser uma resposta diferenciadora, num território com uma população muito envelhecida e com ausência de retaguarda familiar próxima», salienta o Pe. Bruno Dias.

O projeto vai permitir o transporte não urgente e organizado de idosos para estabelecimentos públicos e outros, nomeadamente serviços de saúde, repartições públicas, supermercados, etc., a um custo reduzido.

De acordo com o sacerdote e presidente do CSPP, no concelho de Carrazeda de Ansiães «existe um número considerável de pessoas com vários tipos de limitações, o que torna esta população vulnerável ao exercício da cidadania. Neste sentido, o projeto “TUC TUC Social” surge como uma resposta de proximidade, direcionada para um público que carece de acompanhamento a vários serviços, não só através do transporte, mas essencialmente no acompanhamento personalizado», frisa.

Na cerimónia de inauguração, hoje, em Pombal, estiveram presentes: o bispo da Diocese, D. José Cordeiro, que presidiu à bênção do veículo, o presidente da autarquia local, Dr. João Gonçalves, e o Diretor do Centro Distrital de Segurança Social, Dr. Orlando Vaqueiro.

“TUC TUC Social” proporciona, ainda, dois novos postos de trabalho: um motorista e um gestor de serviços.

Fotografia: JMAP.