Assunção Cristas fala sobre Maria em Bragança na abertura do ano do IDEP | Diocese Bragança-Miranda

Quatro anos depois de ter sido recuperado por D. José Cordeiro, o Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP) vai entregar os diplomas de conclusão do segundo ciclo de estudos, a mais alunos.

A cerimónia decorrerá numa sessão solene, no próximo dia 14 de outubro, na sala N. Sra. da Cabeça, no Seminário de S. José, em Bragança (21h00) e contará com uma oração de sapiência de Maria de Assunção Oliveira Cristas Machado da Graça.

O diretor do IDEP, o Pe. José Carlos Martins, entende que o balanço continua a ser “extremamente positivo” e que espera “continuar a proporcionar, a todos os interessados, uma formação básica em Teologia, séria e proveitosa”.

“A pastoral diocesana assim no lo exige e esperamos poder continuar a corresponder. O desafio é grande e assenta sobretudo em tentar que mais pessoas possam frequentar [as aulas]. Queremos tentar cobrir uma maior fatia da diocese, sobretudo das zonas mais distantes. Recordo que no primeiro ano fizemos uma tentativa, bem sucedida, de descentralizar, com um Curso de Doutrina Social da Igreja, em Mirandela. Mas o objetivo, além deste, é conseguir que mais pessoas, de mais longe frequentem o Curso básico e para isso, este ano, concentraram-se as aulas num só dia, ao sábado”, disse.

De acordo com o Pe. José Carlos Martins, no IDEP podem matricular-se todos os que desejarem aprofundar conhecimentos na área da Teologia em geral mas destina-se “sobretudo a agentes de pastoral, devidamente apresentados ou propostos pelos respetivos párocos ou responsáveis por serviços diocesanos”.

A presença de Assunção Cristas constitui já uma tradição instituída no IDEP. “Todos os anos fazemos a abertura solene do ano letivo. Já o fizemos com o Pe. Tolentino Mendonça, com o Pe. João Lourenço e com o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. A presença da Doutora Assunção Cristas insere-se nesta linha de proporcionar que alguém com a sua experiência e sabedoria nos venha falar sobre um tema atual. E nos ajude a motivar e a projetar mais um ano letivo”, explica o diretor do IDEP.

Assunção Cristas irá proferir uma oração de sapiência sobre a inspiração de Maria na sua vida.

A cerimónia assinala, também, o início do terceiro ciclo de estudos, de três anos.