Apresentação do novo livro da Ir. Maria José Oliveira | Diocese Bragança-Miranda

«Anatomia da Fome» é o novo livro da Ir. Maria José Diegues de Oliveira, da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (SFRJS) e será apresentado no próximo dia 25 de abril, feriado, em Bragança.

Jesus elogia a fome como bem-aventurança mas, comandada pelo instinto, pode levar à ganância. Ela pode transformar-se em arte na culinária, mas pode tornar-se vício na gula. A fome está ligada à mística e é o caminho estreito para chegar a Deus. O jejum, como fome “voluntária”, permite a partilha e vai ajudando à compreensão de que não se vive apenas de “pão mas da Palavra que vem da boca de Deus” (Mt 4, 4).

No livro de poemas, a Ir. Maria José Oliveira desenvolve estes vários aspetos, olhando o tema de diversas perspetivas, tentando perceber que a fome pode significar liberdade e entrega feliz, verdadeira bem-aventurança, porque “a felicidade é vazia”.

A apresentação está marcada para o próximo dia 25 de abril, às 21h00, no Colégio de S. João de Brito, em Bragança. A entrada é livre.

Usarão da palavra a autora, Pedro Sinde (Arquivista e Bibliotecário da Congregação das SFRJS), Tânia Pires (iconógrafa que concebeu as ilustrações), e António Rodrigues (moderador e diretor do jornal diocesano “Mensageiro de Bragança”).

A Ir. Maria José Oliveira é natural do concelho de Vinhais e fez a sua Profissão Religiosa na Congregação das SFRJS, em 1990. Depois dos estudos superiores, exerceu dois anos a docência. O seu trabalho pastoral tem incidido na vertente eucarística e litúrgica. Fez os cursos de Órgão e Direção do Serviço Nacional de Música Litúrgica. É membro do Secretariado diocesano de Liturgia e Espiritualidade tendo, de 2011 a 2013, servido a Diocese de Bragança-Miranda como secretária episcopal de D. José Cordeiro. Tem colaborado em publicações sobre a reflexão do Evangelho ao Domingo. Na sua Congregação exerceu o cargo de secretária-geral e fez parte do Governo Geral.

É autora de “Que verdade nos habita? - Como descobrir a policromia que somos” (Paulinas, 2021); “Crianças em Adoração” (Secretariado Nacional de Liturgia, 2019); “Universo Orante” (Secretariado Nacional de Liturgia, 2018), e “Onomatopeias do teu nome” (Secretariado Nacional de Liturgia, 2017). É co-autora da coleção “Sementes de Evangelho” (Secretariado Nacional de Liturgia, 2015).

O novo livro está disponível em todas as livrarias religiosas nacionais. Na Diocese de Bragança-Miranda encontra-se na Livraria Casa de Paramentaria Santa Clara, no centro histórico da cidade de Bragança.