Admonição do Pe. Delfim Gomes na Missa Crismal - 14.04.2022 | Diocese Bragança-Miranda

Quinta Feira Santa, Dia da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, do serviço e do mandamento do Amor fraterno.

Escolhidos pessoalmente de entre os nossos irmãos, mediante a imposição das mãos, participamos do seu ministério sagrado (cf. Prefácio Missa Crismal), tendo como preocupação o cuidado pastoral dos fiéis.

Eucaristia e sacerdócio, com toda a reciprocidade que existe entre eles, são dois sacramentos que nasceram juntos e juntos ficarão até ao fim dos tempos.

A grandeza e beleza do Mistério que se repete e renova dia após dia no ministério de cada um.

Reunidos para a celebração da Missa Crismal onde se consagra o Santo crisma e benze os óleos dos catecúmenos e dos enfermos, os presbíteros renovam as suas promessas sacerdotais, sinal de proximidade e de comunhão na missão, como colaboradores do Bispo, nesta Igreja que serve, educa, celebra e festeja.

Somos convidados, no nosso Plano Pastoral a ser testemunha do que viste”:

«Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!» (Cf. At 26,16), pedimos aqui e agora, para podermos ser fiéis e coerentes à nossa missão de testemunhar o amor de Deus no meio de toda a família humana, o dom do Espírito Santo, rezando:Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações. Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.”

Em caminho sinodal, como presbíteros, testemunhas da fé e da caridade, para este povo nesta Igreja Diocesana, sentimo-nos mimados e nutridos com a graça do ministério que recebemos para difundir pelo mundo o bom odor de Cristo Salvador (cf. 2 Cor 2,14-16).

Por isso é-nos exigido que escutemos atentamente o rebanho que foi confiado aos nossos cuidados. Que todos nos escutemos, num espírito de comunhão e da nossa missão comum.

Neste ano 2022, agradecemos o dom do Sacerdócio  e que  vivem o jubileu de ordenação sacerdotal:

60 anos de ordenação

Cón. Américo Pereira de Lima

Bodas de Prata

Pe. José Manuel Bento Soares

Pe. Paulo Amílcar Lourenço Pimparel

Pe. Roberto Carlos Felipe – dos Marianos Imaculada Conceição

Queremos agradecer também pelas seguintes datas jubilares:

JUBILEUS DE PROFISSÃO RELIGIOSA

60 anos de Profissão Religiosa

Ir. Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado:

- Ir. Salomé Arnelas

- Ir. Sagrada Família

- Ir. Maria Teresa Morais

Irmãs Trapistas:

- Madre Augusta

Bodas de Ouro

- Ir. Jesuína de Jesus - Ir. SFRJS

- Ir. Rosalina Cosme - Ir. SFRJS

Somos também gratos, recordando e rezando pelos nossos irmãos e irmãs que partiram para o Pai durante este ano:

30/12/2021: Pe. Casimiro Komor, Marianos Imaculada Conceição

10/02/2022: Pe. Alfredo Augusto Silva

21/03/2022: Pe. José Luís Barros Coelho

02/04/2022: Cón. José Joaquim Vaz

04/04/2022: Diác. Baltasar Pires, SDB

13/01/2022: Ir. Maria de Lurdes Garcia, sfrjs

25/01/2022: Ir. Teresa Fernandes, sfrjs

Um agradecimento à Unidade Pastoral Nossa Senhora da Assunção, pela oferta do azeite para esta celebração.

Estimados irmãos no sacerdócio, o nosso objetivo é ser fiel a Deus e servir o seu Povo.

Duc in altum – soltemos as amarras, façamo-nos ao largo, não tenhamos medo, somos chamados a ser profetas da esperança e da alegria que nos vem do Senhor, Ele nunca nos faltará.