765 fiéis do arciprestado de Moncorvo em peregrinação jubilar | Diocese Bragança-Miranda

765 fiéis oriundos das 91 paróquias das cinco Unidades Pastorais do Arciprestado de Moncorvo (Ansiães, Bartolomeu dos Mártires, S. José, Senhora da Assunção e Senhora dos Montes Ermos) vão peregrinar na próxima quarta-feira, dia 5 de outubro, às 4 Portas da Misericórdia e à Porta Santa, na Catedral de Bragança.

Acólitos, escuteiros, famílias, vários movimentos, utentes e colaboradores dos centros sociais e paroquiais, acompanhados pelos 10 sacerdotes do arciprestado serão peregrinos, neste Ano da Santidade misericordiosa, aos quatro pontos de passagem, a saber: Santuário do Imaculado Coração de Maria nos Cerejais, Santuário de Balsamão, Basílica de Outeiro e Concatedral de Miranda do Douro.

A partida está prevista para as 08h30, a partir do Santuário dos Cerejais, onde terá lugar a bênção do peregrino e um breve coffee break. De autocarro e em carros particulares os peregrinos chegam ao monte mariano de Balsamão, pelas 10h00, para a oração da misericórdia. Às 12h00, na Catedral, D. José Cordeiro preside à eucaristia solene.

Após o almoço-convívio, o caminho faz-se até à Basílica de Outeiro (adoração ao santíssimo sacramento) e termina com a oração do terço pelas 18h00, na Concatedral de Miranda do Douro.

Segundo o padre Belmiro Lino Rodrigues, a iniciativa «pretende ser como um coroamento do Ano diocesano da Santidade neste Jubileu da Misericórdia» visando também «o reforço do espírito de comunhão no próprio arciprestado sob proteção e auxílio de Bartolomeu dos Mártires», salienta o arcipreste de Moncorvo.

A iniciativa tem o apoio das autarquias locais.