32 novas cursilhistas na Diocese de Bragança-Miranda | Diocese Bragança-Miranda

Um grupo de trinta e duas senhoras, proveniente dos quatro arciprestados da diocese de Bragança-Miranda, e até da diocese do Porto, participou no 46.º Curso de Cristandade que decorreu de 6 a 9 de outubro, no Seminário de S. José, em Bragança.

«É opinião unânime que este curso correu muito bem. É um curso bastante jovem, o que nos dá alguma esperança de formação e continuidade do movimento. Foram muito participativas, dinâmicas e alegres, superando até as nossas expetativas», revelou Rita, porta-voz da equipa reitora do curso.

O encerramento do 46.º Curso teve lugar na cripta da Catedral, este domingo à noite, e contou com a presença de D. José Cordeiro, bem como de uma dezena de sacerdotes e cerca de 200 fiéis.

Para o prelado, a presença destas trinta e duas cursistas, e até das suas famílias, é «um rasgo novo na diocese, um sinal de vida e de futuro. Fico muito feliz com isso», declarou. «É a primeira vez que vejo crianças numa clausura. Melhor sinal que este não pode haver. É de facto extraordinário. É isto tudo que vai fazer crescer a Igreja. Vai alargar os horizontes. Está aqui a prova de que começa uma nova era, uma nova etapa com gente tão jovem e dinâmica, alegre e esperançosa que faz dizer que a Igreja nunca esteve tão viva como agora», frisou D. José Cordeiro.

O movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) nasceu em Portugal na década de 60 e «mediante um método próprio, possibilitam a vivência e a convivência do fundamental cristão, ajudam a descobrir e a realizar a vocação pessoal e tornam possível a criação de núcleos de cristãos que vão fermentando de Evangelho os ambientes», pode ler-se nos estatutos.

Na diocese de Bragança-Miranda o movimento está presente em várias Unidades Pastorais, e a equipa que compõe o secretariado foi recentemente homologada para um mandato de quatro anos. Presidido por Carolina Eiras, o MCC é assistido espiritualmente pelos padres Júlio Gomes e José Carlos Moreira.

O próximo Curso de Cristandade será para homens e está marcado para a primeira semana de dezembro.