Ano Jubilar das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado | Diocese Bragança-Miranda

Ocorrendo em 2016 a conjugação de três aniversários marcantes na vida da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, a Superiora Geral solicitou ao Papa Francisco a proclamação de um Ano Jubilar para a Congregação o qual foi concedido, por mediação do Sr. D. José Manuel Garcia Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, desde 8 de Dezembro de 2015 a 1 de Novembro de 2016.

Datas históricas e aniversárias:

  • Centenário da primeira intuição carismática: na Quinta feira santa de 1916, nesse ano a 20 de Abril, Alzira da Conceição Sobrinho revela a primeira intuição para a fundação de uma “Ordem de Vítimas Consagradas ao amor do Santíssimo Sacramento”.
  • 75 anos da tomada de decisão de fundar a Congregação: a 24 de março de 1941, numa reunião entre várias senhoras e D. Abílio Augusto Vaz das Neves, decide-se a fundação da Congregação, sendo escolhidas D. Elisa Feyo e D. Florência Pereira para fazerem um tempo de preparação no Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria.
  • 25 anos de elevação a Instituto de Direito Pontifício: a 1 de Novembro de 1991 por Decreto do Santo Padre São João Paulo II.

Encontrar-se com as raízes, agradecer o dom do Instituto, crescer na auto-estima carismática, perscrutar os sinais dos tempos, ser sempre fiéis ao Evangelho, partilhar com o povo de Deus a riqueza deste carisma e sentir com a Igreja, são os frutos esperados deste tempo jubilar.

Esta Congregação, nascida na Diocese de Bragança-Miranda, foi erecta canonicamente a 15 de Agosto de 1950 e está actualmente presente em Portugal com 18 comunidades, em Angola, desde 1962 com 10 comunidades, no Brasil com duas comunidades e em Moçambique com três comunidades.

Dedica-se a várias obras sociais, com incidência na educação no apoio à juventude em risco e ao apoio à terceira idade. A nível pastoral destaca-se o seu empenho na pastoral catequética e litúrgica, bem como na dinamização do Movimento Eucarístico de Leigos o qual partilha do seu carisma eucarístico.

Ficheiros: 
AnexoTamanho
PDF icon Decreto Ano Jubilar983.57 KB
PDF icon Petição Ano Jubilar1.03 MB