Mais de 300 pessoas participaram no encontro diocesano de IPSS | Diocese Bragança-Miranda
Mais de 300 colaboradores e agentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social da diocese de Bragança-Miranda participaram, nos últimos dois dias, no encontro espiritual de IPSS que, pelo oitavo ano, se realizou.
O Pe. José António, dos Cerejais, em Alfândega da Fé, foi o preletor convidado este ano, trazendo, como proposta de reflexão, “acolher com Misericórdia e crescer com santidade”.
O sacerdote considera “importante” este tipo de iniciativas, “porque, logo à partida, as IPSS são locais de acolhimento, de hospitalidade”. “Ao mesmo tempo, vamos refletir sobre as vias da santidade e uma delas é o trabalho, a dedicação aos outros. Por isso, tudo se realiza nestas instituições da Igreja, que correspondem à diaconia, ao serviço. Achámos que este tema era muito a propósito para estes nossos agentes, que tratam com os idosos e com os enfermos”, explicou o orador.
“Os próprios estatutos que foram estruturados para afinarem todos pelo mesmo diapasão, focam claramente a obrigatoriedade de as instituições proporcionarem formação pastoral, teológica, possibilitarem momentos de encontro espiritual”, sublinhou, ainda, o Pe. José António.
Diocese faz há oito anos o que o Papa pediu este ano pela primeira vez
Este foi o oitavo ano em que decorreu este encontro. Desta vez, com a maior afluência de sempre, os trabalhos decorreram no seminário diocesano de S. José, em Bragança. “Louvo, por isso, o nosso secretariado diocesano da Pastoral Social e Mobilidade Humana, dirigida pelo Pe. Fernando Fontoura, porque está muito à frente. Algumas dioceses vão começar agora este trabalho, que nós vimos fazendo há oito anos”, destacou o Pe. José António. De facto, o repto do Papa Francisco foi lançado este ano e algumas dioceses do país só agora vão começar este tipo de formação dos seus agentes. Na diocese de Bragança-Miranda ela é feita há quase uma década. Primeiro, de âmbito mais local mas, desde a chegada do bispo D. José Cordeiro, foi alargada a toda a diocese.
Texto e fotografias: Mensageiro de Bragança.











