Quatro eventos mobilizam Diocese | Diocese Bragança-Miranda

São quatro os eventos que prometem atrair milhares de fiéis à Diocese de Bragança-Miranda, nos próximos dias.

A diocese do Nordeste Transmontano acolhe e organiza, este fim-de-semana, um conjunto de iniciativas culturais, juvenis e de oração movimentando fiéis de todo o país, previstas no Plano Pastoral Diocesano.

Esta sexta-feira à noite (20h30), na Casa Episcopal de Bragança, pelo Doutor Henrique Manuel Pereira (UCP), é apresentado o novo livro de D. José Cordeiro, intitulado “A Árvore do Pão”. Um conjunto de algumas conferências, homilias, lectio divina, e outros textos do Prelado nos dois primeiros anos de ministério episcopal na Diocese (2011-2013).

No mesmo dia, sexta-feira, pelas 21h00, na Unidade Pastoral Santa Maria do Sabor, em Izeda, tem início um encontro de louvor sob a temática “Procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor (Heb. 12, 14)”. Aberto a todos, o encontro (que decorre até domingo de manhã) é orientado pela comunidade “Canção Nova” em parceria com o Renovamento Carismático da Diocese.

No IV Domingo da Páscoa, dia 11 de maio, a festa juvenil decorre nos extremos da Diocese: em Freixo de Espada-à-Cinta e Bragança.

A vila freixenista acolhe o Dia Diocesano da Juventude (DDJ) com a temática vocacional “Eis-me aqui. Envia-me”. Espera-se que seja um momento de encontro, de oração, de música e de convívio.

O acolhimento começa pelas 09h30, com a oração da manhã, junto à Igreja matriz. Seguem-se iniciativas culturais e turísticas “pelos trilhos da fé” e às 12h00, na Congida, D. José Cordeiro celebra eucaristia na qual os jovens de Freixo entregarão o símbolo do DDJ, a Cruz “Eu aposto na Vida” aos jovens de Mirandela, que organizam a iniciativa em 2015.

Depois do almoço partilhado segue-se uma tarde com desportos radicais e música. Haverá também uma tenda de oração.

Já em Bragança tem lugar o XV Encontro Nacional de Jovens e Adolescentes da Acção Católica Rural, sob o tema “Família de Valores, tesouro de alegria”.

Os participantes, provenientes de 12 dioceses do país (incluindo Madeira) começam a chegar à Praça do Município logo pela manhã (09h30) e, juntos, rumam à Catedral onde terá lugar um Festival. Segue-se o almoço partilhado, tarde recreativa e a celebração de uma eucaristia, pelas 16h, presidida pelo bispo diocesano.

Recorde-se que ainda está patente, no Museu Abade de Baçal, em Bragança, a exposição de ourivesaria sacra “O Brilho da Fé”, que pode ser visitada de terça-feira a domingo.