Cáritas diocesana de Bragança-Miranda | Diocese Bragança-Miranda

A “Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda” é um serviço da Igreja Católica, reconhecido e acarinhado pelo Prelado da Diocese. A Cáritas de Bragança-Miranda encontra-se inscrita na Direcção Geral da Segurança Social com quem também mantêm uma constante e sólida ligação em tudo quanto se relaciona com o atendimento social, o que lhe permite a designação de Instituição Particular de Solidariedade Social, titular de natureza jurídica de pessoa colectiva de utilidade pública. Esta Instituição é gerida por uma Direcção constituída por: Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro e Vogal.
"Só o serviço ao próximo é que abre os meus olhos para aquilo que Deus faz por mim e para o modo como ELE me ama (...)  Amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis, constituem um único mandamento. Mas, ambos vivem do amor proveniente com que Deus nos amou primeiro." ( DCE 18)
Baseado neste amor que vem de Deus a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda aponta para um serviço de qualidade a quantos são destinatários da sua missão.
Desde 1988, já com alguns dos elementos actuais em funções, que o nosso objectivo se tem centrado na procura dos meios adequados para tornar eficientes os serviços a prestar pela Instituição Cáritas de Bragança-Miranda.
Sempre a nossa preocupação e actividade têm sido orientadas no sentido de se conseguirem condições que permitam o atendimento Social que com regularidade temos concretizado no dia a dia.
Para isso ser possível, e para além do costumado peditório anual, houve que criar trabalho que gerasse riqueza, de modo a permitir o resultado ansiado: “o atendimento Social regular”, o que felizmente temos estado a conseguir.
Os contactos com outras instituições e personalidades permitiram que nascesse um lugar para nos podermos reunir, trabalhar e avançar.
Isto, como já foi referido, aconteceu nos anos de 1998/90 e aconteceu também que logo em 91, já a trabalhar, conseguimos o primeiro acordo com a Segurança Social.
Desde 2000 estamos em instalações novas e a atender as respostas sociais de Creche, Pré-escolar, Centro de Dia e Convívio e sempre com muita procura, nomeadamente na Creche e Pré-escolar.
Para atender estas actividades, a Cáritas de Bragança-Miranda tem ao seu serviço 30 funcionárias, cujo trabalho confirma a elevada procura dos serviços prestados, que desde há muito tempo se vem verificando.

Corpos Sociais para o quadriénio 2020-2023:

• Presidente: Pe. José Manuel Bento Soares
  • Vice-presidente: Doutor Emanuel Onofre Serra Lameiras
  • Secretário: Arq. Armando Nuno Gomes Cristóvão
  • Tesoureiro: Afonso Alberto Rodrigues
  • Vogal: Dr.ª Miriam Pelissier Blanco
  • Presidente do Conselho Fiscal: Eng. José Marcelino Gonçalves
  • Secretário do Conselho Fiscal: Diácono Fernando Manuel Cordeiro
  • Vogal do Conselho Fiscal: Enf. Maria Filomena Afonso Branco.

Contatos:
Bairro da Coxa, Rua Cáritas Diocesanas ou Rua do Brasil