Vida Consagrada | Diocese Bragança-Miranda
Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus
Formamos uma comunidade de fé de amor fraterno e de serviço apostólico, configurando-nos com Cristo no mistério da sua CARIDADE para com o Pai e para todos os homens. Vivemos o ideal de conhecer, amar e anunciar Jesus Cristo através da educação cristã, mas com a preferência herdada de Madre Isabel: crianças e jovens e, entre eles os pobres, em colégios/centros sociais, lares universitários, casas de espiritualidade e missões.
Responsável: Ir. Ana Paula Costa Gonçalves
Colégio do Sagrado Coração de Jesus
Rua Dr. António Carmona e Lima, n.º 14, 5300-403 Bragança, Portugal
GPS: 41º49'5"N 7º45'41"W
Tlf.: + 351 273 300 590 Fax: +351 273 300 591
E-mail: geral@cscjb.com
Página de Internet
Página de Facebook
Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado
Como SERVAS e à imitação da Santíssima Virgem, queremos, na docilidade ao Espírito Santo, que se faça em nós a vontade do Senhor. Como FRANCISCANAS, vivendo o Santo Evangelho à maneira de S. Francisco de Assis em pobreza, humildade e simplicidade, queremos ser testemunhas de fraternidade verdadeira pela comunhão de vida, de sentimentos e de bens. Como REPARADORAS de JESUS SACRAMENTADO queremos viver o espírito de adoração e reparação mediante uma fé profunda na Presença Real, uma sólida devoção Eucarística e a oblação da nossa vida a Jesus Eucaristia
Responsável: Ir. Emília Maria Vinhas de Seixas
Casa de Santa Clara
Rua Abílio Beça, 60 5300-011 Bragança, Portugal
Tlf: +351 273 329 130 Fax: +351 273 329 131
E-mail: servas@sfrjs.org
Página de Internet
Blogue
Página de Facebook
Canal de Youtube
Nesta Diocese também estamos em: Mirandela, Pereira, Macedo de Cavaleiros, Chacim, Miranda do Douro e Ligares.
Carmelitas da Antiga Observância
Como Irmãs de Clausura, vivemos o carisma Carmelita: “a presença do Senhor”. Concretizamos esta presença na vida comunitária, na oração, na meditação, no trabalho, tudo feito contemplação. Fazemos oferta das nossas vidas ao Senhor pelo bem dos Irmãos e do mundo.
A vida da Carmelita é caracterizada pelo silêncio, ocupando mais tempo na intimidade e diálogo com o Senhor. É também o seguimento de Cristo Sofredor, sendo pobre, obediente e casto. Queremos ser na diocese a presença activa ao Senhor Sacramentado. Muito nos ajuda a Adoração Perpétua.
Responsável: Irmã Maria da Imaculada Conceição
Carmelo da Sagrada Família
5160-001 Larinho, Torre de Moncorvo, Portugal
Tlf.: e Fax: +351 279 252 351
E-mail: carmelosfmoncorvo21@gmail.com
Sociedade de S. Francisco de Sales - Salesianos
Educação e evangelização
A nossa missão, dentro da Igreja, é, prioritariamente, a educação e a evangelização dos jovens. O projeto educativo-pastoral que queremos realizar em todas as nossas obras está orientado para a promoção integral da pessoa do jovem e tem o seu fundamento no humanismo cristão. A missão dos Salesianos de Dom Bosco é desenvolvida em três direções específicas: juvenil, através da obra educativa dirigida aos jovens, sobretudo pobres e abandonados; popular, através da obra pastoral em ambientes populares; e missionária, em vista do anúncio do Evangelho.
Responsável: Pe. João de Brito Carvalho
Casa Salesiana de Mirandela
Rua S. João Bosco, 170
5370-369 Mirandela, Portugal
Tlf.: +351 278 201 320
E-mail: mirandela@salesianos.pt
Página de Internet
Página de Facebook
Marianos da Imaculada Conceição
A Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição foi fundada pelo Bem-aventurado Estanislau Papczynski, em 1673, e renovada pelo Bem-aventurado Jorge, em 1909. O mistério da Imaculada Conceição, como dom absolutamente gratuito da salvação de Maria, é, para nós, inspiração e desafio permanentes à experiência do dom da salvação e à entrega generosa à salvação dos irmãos. O mesmo mistério, como libertação radical do pecado e plenitude de salvação, inspira-nos também a ir em auxílio dos nossos irmãos defuntos, para que, livres das penas devidas aos seus pecados, possam gozar da plenitude da felicidade em Cristo. Não tendo uma actividade especificamente carismática, estamos abertos às necessidades da Igreja e do homem de hoje, servindo a mesma Igreja e o mesmo homem em qualquer actividade que o Espírito Santo nos inspirar.
Responsável: Pe. Eduardo Alexandre Esteves Novo
Convento de Balsamão
5340-091 Chacim, Macedo de Cavaleiros, Portugal
Tlf.: +351 278 468 010; Fax: + 351 278 468 028
E-mails: eduardonovo@gmail.com e conventodebalsamao@gmail.com
Página de Internet: www.marianos.pt
Página de Facebook
Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja
O “Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja” surge do Mosteiro de Vitorchiano (Itália), pertencendo à Ordem Cisterciense da Estrita Observância (OCSO) também conhecida como “Trapista”, e fundada em 1098. Destina-se a 40 Monjas (10 numa fase inicial) e é orientado para a contemplação e culto divino, dentro do recinto, e segundo a regra de São Bento.
Responsável: Ir. Giusy Maffini
Lugar do Alacão, Palaçoulo
Miranda do Douro, Portugal
Telefone da Casa de Acolhimento: + 351 91 06 81 417 (marcações na "hospedaria")
E-mail: mosteirotrapistamaeigreja@gmail.com
Página de Internet
Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias
A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias foi fundada a 15 de Janeiro de 1884, no Funchal (Madeira), por Mary Jane Wilson, Irmã Maria de S. Francisco, para tornar presente no mundo os valores do Reino de Deus e colaborar na missão salvadora de Cristo, através do ensino, enfermagem, cuidado às crianças e aos idosos, promoção humana, catequese, pastoral a jovens e adultos. Foi co-fundadora Amélia Amaro de Sá, Irmã Maria Elisabeth de Sá. O seu carisma fundamenta-se na caridade, vínculo da perfeição que se exprime em traços característicos, vividos em grau eminente pela fundadora e que definem a espiritualidade da Congregação. Atualmente, a Congregação está presente em vários países: Itália, Alemanha, Inglaterra, Moçambique, África do Sul, Tanzânia, Angola, República Democrática do Congo, Brasil, Índia, Filipinas e Timor. Em Portugal, as Irmãs Vitorianas (80) estão espalhadas pelas Dioceses de Angra, Aveiro, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria-Fátima e Portalegre-Castelo Branco. Chegaram à Diocese de Bragança-Miranda em Dezembro de 2019 e fundaram uma comunidade de 3 elementos no Santuário do Imaculado Coração de Maria dos Cerejais, Unidade Pastoral Bartolomeu dos Mártires.
Responsável:
Santuário do Imaculado Coração de Maria
5350-220 Cerejais, Alfândega da Fé, Portugal
Tlf.: +351 279 450 020; Fax: + 351 279 450 029
E-mail: irmasfnsv8@gmail.com
Página de Internet
Página de Facebook
Franciscanos Capuchinhos de Portugal
Somos irmãos, clérigos e não clérigos. Vivemos em fraternidade, oramos individualmente e em comum, partilhamos juntos as refeições e o tempo, ajudando-nos mutuamente a crescer, como numa família. As nossas comunidades, a que chamamos “fraternidades”, são lugares de alegria e de hospitalidade. Somos uma fraternidade evangélica: Jesus de Nazaré é o nosso guia para levarmos uma vida simples e humilde no meio do povo. A vida de Cristo, a Sagrada Escritura, São Francisco e os seus escritos, a História da Ordem e a vida dos seus Santos constituem a nossa fonte de inspiração. Chamados por Jesus Cristo ao jeito de Francisco de Assis, somos enviados a anunciar o Evangelho, com a vida e por todas as formas concretas: oração e contemplação, trabalho pastoral, serviços sociais, ministério da reconciliação e de assistência religiosa hospitalar, atividade missionária, ação cultural, edições e presença nos meios de informação e comunicação social. Por isso, a nossa caraterística não está tanto naquilo que fazemos, mas no espírito ou no modo com que o fazemos: alegria, simplicidade, amor, entrega, confiança no Pai e nos Irmãos.A circunscrição dos Franciscanos Capuchinhos de Portugal, com a designação jurídica Província Portuguesa dos Padres Missionários Capuchinhos, em 25 de Março de 1955, festa da Anunciação do Senhor, fez a sua consagração ao Imaculado Coração de Maria.
Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado
Surgiu como resposta àquilo que sentimos ser um apelo do Espírito e a necessidade de um projeto mobilizador, adequado à realidade dos irmãos, e expressão de fraternidade, oração, trabalho em comum e itinerância. Enquanto lhes for possível, os Capuchinhos, a cada três anos, oferecerão a sua presença a uma diocese do interior do país, colaborando, segundo o carisma que lhes é específico, com a Igreja local, por exemplo, na celebração dos sacramentos, na formação bíblica do povo de Deus, na pastoral juvenil-vocacional, na pregação e na visita aos idosos e doentes. Constituída por três Irmãos a tempo inteiro, de 2023 a 2026, a FIPA, estará presente na paróquia de Argozelo, Concelho de Vimioso, Diocese de Bragança-Miranda, onde procurará ser um sinal franciscano da presença de uma “igreja pobre e para os pobres”. A FIPA será ainda responsável pela coordenação das atividades da Missão Evangelizadora Itinerante (MEI) na diocese onde está inserida.
Responsável:
Frei Hermano Filipe
Casa Paroquial, Rua Principal (N218), 52 A
5230-063 Argozelo, Vimioso
E-mail: fipa@capuchinhos.org
Página de Internet
Informação actualizada em 06.09.2024