Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Mensagem da Conferência Episcopal Portuguesa | «Solidários com as vítimas dos incêndios»Qui, 22/06/2017 - 00:16

Reunidos em Fátima, nas Jornadas Pastorais e em Assembleia Plenária extraordinária, nós, os Bispos portugueses, acompanhamos com dor, preocupação solidária e oração a dramática situação dos incêndios que provocaram numerosas vítimas e que estão a causar enorme devastação no país.

Diocese participou na I Peregrinação Nacional das Pessoas com DeficiênciaSeg, 19/06/2017 - 15:54

A Diocese de Bragança-Miranda participou na I Peregrinação Nacional das Pessoas com Deficiência, em Fátima, sob o lema "Caminhar na luz e na alegria", nos dias 17 e 18 de junho, com 51 participantes, uma das maiores delegações presentes, constituída pelo Diretor do Secretariado da Pastoral Social e Mobilidade, Pe.

«Cuidar da casa comum – prevenir e evitar os incêndios»Dom, 18/06/2017 - 14:48

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa

1. O nosso país, de ano para ano, tem sido de tal modo assolado por incêndios que estes se tornaram um autêntico flagelo com proporções quase incontroláveis. É a área anualmente ardida que já supera a de qualquer outro país europeu, mesmo aqueles que têm condições climatéricas semelhantes à nossa. É o património florestal que se vai perdendo de uma forma igualmente sem paralelo. São os notórios custos humanos, sociais, económicos e ecológicos decorrentes desta situação.

Um estilo mariano na atividade evangelizadora da Igreja | Conferência de Encerramento do I Congresso Mariano DiocesanoDom, 18/06/2017 - 09:50

«Uma casa para muitos, uma Mãe para todos» (EG 288)

Alfândega da Fé, 18 de Junho de 2017.

Introdução

Grande é a alegria de evangelizar como Maria, primeira peregrina da fé, e com Ela ousar transmitir: «Fazei o que Ele vos disser». Estas palavras constituem, com efeito, um programa de vida cristã.

O louvor do canto e da música na Liturgia | Peregrinação Jubilar de Coros LitúrgicosSáb, 17/06/2017 - 15:34

Introdução

Antes de mais, felicito vivamente o Santuário de Fátima pela realização e celebração desta peregrinação jubilar de coros litúrgicos. Agradeço ainda a colaboração do Serviço Nacional de Música Sacra da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da Conferencia Episcopal Portuguesa.

«Evangelizado, evangeliza (EN 24) / Do Mistério aos mistérios» Ter, 13/06/2017 - 14:12

Apresenta-se Comunicação de D. José Cordeiro, esta manhã, no âmbito do Iº Congresso Eucarístico Nacional de Angola, que decorre no Huambo, até ao próximo dia 18 de junho de 2017.

Introdução

Com profunda e grata alegria aceitei o convite para participar no Iº Congresso Eucarístico Nacional de Angola, promovido pela CEAST.

Congresso sobre «Maria, Mãe para o 3.º milénio» - 16 a 18 de junhoDom, 11/06/2017 - 19:46

A Unidade Pastoral Bartolomeu dos Mártires, no concelho de Alfândega da Fé, vai acolher o I Congresso Mariano da Diocese de Bragança-Miranda.

Será de 16 a 18 de junho, na Casa da Cultura de Alfândega da Fé, e terá como tema «Maria, Mãe para o terceiro milénio».

A iniciativa é organizada pelo Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) em conjunto com o Santuário do Imaculado Coração de Maria dos Cerejais, e conta com um conjunto de conferencistas de destaque nacional.

Igreja erra ao olhar os jovens «como futuro», quando também têm «uma palavra no presente»Qua, 07/06/2017 - 14:16

Tornar a Igreja mais próxima dos jovens e, numa diocese geograficamente periférica, chegar através da cultura aos locais mais remotos, constituíram duas das prioridades da intervenção da referente da Pastoral da Cultura de Bragança-Miranda este sábado, em Fátima.

«Caímos muitas vezes no erro de olhar para os jovens como o futuro da Igreja, esquecendo que eles têm de ter também uma palavra no presente da Igreja», sublinhou Fátima Pimparel na 13.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que debateu o tema "'Out of the box: A relação dos jovens com a Cultura".

Fátima: Cultura, jovens e tecnologia, desafios e encontros na realidade diocesanaDom, 04/06/2017 - 22:59

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura promove a sua jornada dedicada à juventude, no âmbito do Sínodo dos Bispos 2018, onde foram apresentadas três realidades dioceses tendo presente a tecnologia, útil à evangelização juvenil e à cultura.

Da Diocese de Aveiro a partilha foi centrada nas novas tecnologias com Fernando José Cassola Marques, doutorando em Informática, que realçou que a ligação entre cultura e tecnologia que “invadem todos os dias” a vida das pessoas.