Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Falecimento do Pe. António Júlio VicenteSex, 21/09/2018 - 10:33

Partiu para a casa do Pai, o Padre António Júlio Vicente, aos 79 anos.

Natural da freguesia de Parada, no concelho de Bragança, fez os estudos nos Seminários de Bragança e de Vinhais.

Ordenado presbítero em 7 de julho de 1963, por D. Abílio Vaz das Neves, foi Pároco em Carrazeda de Ansiães (Vilarinho da Castanheira) e Vimioso (Angueira, Avelanoso, Caçarelhos e Vale de Frades, S. Joanico, Serapicos e Vimioso).

A celebração das exéquias está prevista para este sábado, dia 22 de setembro, pelas 14h30, na igreja matriz de Parada, Unidade Pastoral Santa Maria do Sabor.

«A internet não é uma ferramenta de evangelização» – Irmã Xiskya ValladaresQua, 19/09/2018 - 22:20

Jornadas analisam produção e distribuição de conteúdos digitais

Lisboa, 16 set 2018 (Ecclesia) – A cofundadora do projeto iMisión considera que a internet “não é uma ferramenta de evangelização”, mas sim um ambiente de “boas práticas” que funcionam porque “têm em conta a natureza relacional da Rede e a vivência do Evangelho”.

Para a irmã Xiskya Valladares, da Nicarágua, é possível identificar a “natureza relacional da rede e a vivência do Evangelho”, nomeadamente no  Twitter, Facebook e Instagram.

Jornadas de comunicação divulgam «estudo mundial inédito» sobre os interesses dos jovens no Facebook e InstagramQua, 19/09/2018 - 22:12

Resultado do inquérito vai ser apresentado por Jesús Colina, diretor editorial da Aleteia

Lisboa, 16 Set 2018 (Ecclesia) – O diretor editorial da Aleteia vai apresentar em Portugal um estudo mundial inédito de “social listening” no Facebook e Instagram sobre os “interesses dos jovens entre os 18 e 25 anos”.

Serviços diocesanos unem-se para apoiar família venezuelanaSex, 14/09/2018 - 00:12

A Venezuela acolhe a segunda maior comunidade estrangeira de portugueses, com mais de meio milhão a viver naquele país. Neste momento, vive uma grave crise económica e política que obriga os luso-descendentes a regressar, particularmente para a Madeira. É o colapso económico, a alta criminalidade, a inflação, a insegurança e a falta de esperança numa mudança no governo que força estes cidadãos a abandonar a Venezuela.

Jovens retribuíram visita e foram ao coração da DioceseQui, 13/09/2018 - 22:45

O Seminário de S. José assinalou, hoje, a memória de S. João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja, com um encontro de jovens.

A iniciativa assente no lema «Do Seminário à Paróquia e da Paróquia ao Seminário» partiu da equipa formadora que no passado domingo esteve na aldeia de Caravelas, no concelho de Mirandela, Unidade Pastoral Senhora do Amparo.

Oito jovens (5 rapazes e 3 raparigas), em idade escolar (do 8.º ao 12.º anos) aceitaram o desafio e viveram um dia de emoções no "coração" da Diocese transmontana.

Curso de Música Litúrgica é serviço da Igreja “«aos que servem a Deus e aos homens» – D. José CordeiroTer, 04/09/2018 - 15:49

Bragança-Miranda, 29 ago 2018 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade afirmou que o Curso de Música Litúrgica é um serviço da Igreja “aos que servem a Deus e aos homens na mais bela das artes”.

“Um aspeto importante que notámos nesta edição do curso é que houve um empenho notável, por parte dos párocos, em enviar os paroquianos para esta formação, apoiando-os concretamente com bolsa de estudo”, destacou D. José Cordeiro em declarações hoje à Agência ECCLESIA.

Bispo de Setúbal e 10 seminaristas viajaram ao «encontro» da «Igreja-irmã» de Bragança-MirandaQui, 30/08/2018 - 00:00

Bragança-Miranda, 30 ago 2018 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal e dez seminaristas da diocese sadina viajaram até à Diocese de Bragança-Miranda, “ao encontro de uma Igreja-irmã”, e criaram “um espaço de convívio”, entre 24 e 27 de agosto.

Missa de 30.º dia de D. António José RafaelQua, 22/08/2018 - 00:00

Neste dia da Bem-aventurada Virgem Maria, Rainha sob a invocação "das Graças" Titular da Igreja Catedral e Padroeira principal da cidade de Bragança, lembramos a memória de D. António José Rafael que hoje celebraria o 70.º aniversário da sua ordenação presbiteral.

Convidam-se todos os presbíteros, leigos e consagrados a tomar parte na Missa de 30.º dia, no dia 26 de Agosto, Domingo, às 18h00, na Catedral.
Preside D. José Cordeiro.

Fotografia: DR