Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Decreto sobre a Missa em tempo de pandemiaQua, 01/04/2020 - 22:42

Não temerás a epidemia que se propaga nas trevas (Cf. Sl. 90, 5-6). Estas palavras do salmista convidam a ter uma grande confiança no amor fiel de Deus que não abandona o seu povo em tempo de provação.
Na hora atual, em que todo o mundo foi gravemente atingido pelo vírus Covid-19, chegaram a este Dicastério diversos pedidos para poder celebrar uma Missa específica implorando a Deus o fim desta pandemia.

Decreto sobre a intenção especial a acrescentar à Oração Universal durante a celebração da Paixão do Senhor unicamente para o ano de 2020Qua, 01/04/2020 - 22:39

A celebração da Paixão do Senhor em Sexta-feira Santa deste ano tem um significado especial por causa da terrível pandemia que atinge todo o mundo.
De facto, no dia em que se celebra a Paixão e Morte redentora de Jesus Cristo na cruz, o qual, como cordeiro imolado, tomou sobre si os nossos sofrimentos e o pecado do mundo, a Igreja eleva súplicas a Deus Pai omnipotente por toda a humanidade, de modo especial, por aqueles que sofrem, enquanto espera com fé a alegria da Ressurreição do seu Esposo.

Mensagem de Esperança a todos os diocesanosDom, 29/03/2020 - 21:53

Neste V Domingo da Quaresma, a partir da Igreja Catedral, em Bragança, após presidir à Eucaristia, D. José Cordeiro gravou uma Mensagem de Esperança a todos os diocesanos:

«O mal comum que estamos a viver só se pode vencer com o bem comum, o bem do amor, da proximidade, da coragem, da confiança e da esperança. A nossa oração é incessante. Deus vinde em nosso auxílio! Senhor vinde depressa e socorrei-nos!», intercedeu o Prelado.

Bragança-Miranda: Igreja no apoio social aos mais vulneráveisSáb, 28/03/2020 - 14:56

Em tempo de pandemia, a Igreja peregrina na Diocese de Bragança-Miranda continua ativa, solidária e próxima de cada pessoa, nomeadamente dos mais vulneráveis.

Em total colaboração com as autoridades civis e de saúde para barrar o contágio da epidemia viral, as instituições sociais da Diocese (Cáritas Diocesana, 5 Fundações canónicas, 56 Centros Sociais Paroquiais e 14 Santas Casas da Misericórdia e outros centros sociais) têm envidado esforços para acompanhar todos.

Apresentamos alguns exemplos dessa ação sócio-caritativa:

Oração do Rosário e da Consagração | Santuário de Fátima - 25.03.2020Qua, 25/03/2020 - 18:34

Como previsto, a oração do Rosário, transmitida pela televisão, rádio e inúmeras plataformas digitais, terá início hoje, às 18.30 horas, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário do Santuário de Fátima e será presidida pelo Cardeal D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. A seguir à oração, ele fará a renovação da consagração de Portugal e Espanha ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

O Angelus e o Pai-Nosso, oração para este tempo e para a eterna vidaSeg, 23/03/2020 - 21:34

No percurso da Iniciação Cristã, a entrega do Pai-Nosso significa o novo nascimento para a vida divina e é mais que uma oração, porque é o «resumo de todo o Evangelho» (Tertuliano).

A nossa ousadia filial ao dizer “Pai-Nosso” manifesta a confiança e a certeza de sermos amados. Na grande novidade de Jesus ao revelar e chamar a Deus, Pai, inspira-nos o desejo e a vontade de nos parecermos com o Pai, tendo um coração humilde e confiante.

Covid19: Instituições de Bragança unidas no apoio aos mais vulneráveisSáb, 21/03/2020 - 15:29

A Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, as Conferências Vicentinas da Paróquia de São João Baptista e o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, uniram esforços para apoiar a população de risco, nomeadamente os idosos e os doentes crónicos.

Tendo presente os valores cristãos, as 3 entidades brigantinas mantêm o compromisso para com os mais vulneráveis e disponibilizam-se a resolver os seus problemas mais urgentes.