Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Nota da Conferência Episcopal Portuguesa por ocasião do falecimento de Dom Ilídio LeandroSex, 21/02/2020 - 15:26

Ao tomar conhecimento do falecimento de Dom Ilídio Pinto Leandro, Bispo emérito de Viseu, quero manifestar, em nome da Conferência Episcopal, o sentido pesar pela sua partida desta vida peregrina e a viva esperança de que esteja na comunhão eterna de Deus, agora como nosso intercessor.

Estendo estes sentimentos particularmente aos seus familiares e aos diocesanos de Viseu que Dom Ilídio serviu com toda a dedicação ao longo do seu ministério sacerdotal e episcopal.

Breve nota da Conferência Episcopal PortuguesaSex, 21/02/2020 - 15:14

É com enorme tristeza que assistimos hoje à decisão da Assembleia da República ao aprovar, em votação na generalidade, cinco projetos de despenalização da eutanásia.

Reiteramos o que afirmámos no comunicado do Conselho Permanente de 11 de fevereiro, em profunda sintonia com o Papa Francisco que, na mensagem para esse Dia Mundial do Doente, apelava aos profissionais da saúde para “terem em vista constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a atos como a eutanásia, o suicídio assistido ou a supressão da vida, mesmo se o estado da doença for irreversível”.

52º Congresso Eucarístico Internacional: últimas vagasQui, 20/02/2020 - 21:36

Inscrições foram prolongadas até 5 de março.

O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), através da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade (CELE) da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), está a organizar a nível nacional a participação da Igreja presente em Portugal no 52º Congresso Eucarístico Internacional.

Santuário de Fátima promove II Jornadas de ArquivoSeg, 17/02/2020 - 22:39

Iniciativa está agendada para dia 29 de fevereiro, no Centro Pastoral de Paulo VI.

O Santuário de Fátima vai promover, no próximo dia 29 de fevereiro, as II Jornadas de Arquivo com o tema Os arquivos audiovisuais e o conhecimento dos fenómenos históricos contemporâneos.

Esta iniciativa é organizada pelo Departamento de Estudos/Serviço de Arquivo e Biblioteca do Santuário de Fátima e tem lugar no Centro Pastoral de Paulo VI.

Peregrinação diocesana à PolóniaSeg, 17/02/2020 - 21:52

A Diocese de Bragança-Miranda vai realizar, de 8 a 13 de Julho, a sua peregrinação diocesana, este ano, à Polónia.

Esta peregrinação, com acompanhamento espiritual de D. José Cordeiro, vai percorrer o itinerário, mais significativo, da vida de S. João Paulo II na Polónia e convida-nos, também, a sermos peregrinos ao antigo campo de concentração nazi de Auschwitz, onde esteve o Papa Francisco e deixou escrito “Senhor, tem piedade do teu povo. Senhor, perdoa tanta crueldade”.

Formação Permanente "Say Yes" - 22.02.2020Seg, 17/02/2020 - 21:04

A Diocese de Bragança-Miranda, a viver um ano pastoral e litúrgico assente no dom da caridade, mantém a aposta na formação dos seus agentes pastorais.

No próximo dia 22 de fevereiro promove uma ação de formação assente na temática “SAY TES / APRENDER A DIZER SIM”, no salão nobre da Escola Secundária Emídio Garcia (antigo Liceu), em Bragança.

Coleção Exultet do Secretariado Nacional de LiturgiaSeg, 17/02/2020 - 20:29

Em feliz hora, o Secretariado Nacional da Liturgia, entendeu por bem iniciar uma colecção de textos, denominada Exultet, evocando o Precónio que se canta na Vigília Pascal, a noite mais cintilante que o dia. A coleção Exultet aparece como um contributo à espiritualidade litúrgica e a uma cada vez maior sensibilidade ao espírito da Liturgia.