Notícias | Diocese Bragança-Miranda

"Universo Orante" é o título do novo livro da Ir. Maria José OliveiraQui, 19/07/2018 - 17:25

A ecologia integral, no sulco da encíclica Laudato Si (LS), e do cântico das criaturas de S. Francisco de Assis, que o Papa Francisco ali evoca, vai muito além do estilo de uma ecologia moderna, se esta se coloca apenas como uma consciencialização perante a degradação dos recursos naturais e uma forma, portanto economicista e interesseira, de lhe colocar travão e de criar hábitos para uma sustentabilidade natural.

Encontro "Vem e partilha o teu pão!"Sex, 29/06/2018 - 01:39

A Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda promoveu no dia 23 de junho, o encontro “VEM E PARTILHA O TEU PÃO”, no Auditório da Escola Superior de Educação de Bragança.

Esta iniciativa integrada na Semana Global de Ação Conjunta, da campanha internacional "Partilhar a Viagem", decorreu de 17 a 24 de junho, congregando os 165 países onde a Cáritas se encontra representada na resposta ao apelo do Papa Francisco para a promoção da Cultura do Encontro, com migrantes e refugiados.

Seminário «Comunidades Ciganas: Conhecer para Melhorar»Seg, 25/06/2018 - 11:39

No dia vinte e dois de junho, a Diretora do Serviço Diocesano das Migrações e Minorias Étnicas, Fátima Castanheira, enquanto membro da Direção da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos participou no seminário: “Comunidades Ciganas: Conhecer para Melhorar” organizado pela EAPN Portugal/Núcleo Distrital da Guarda.

Homenagem a Eurico Carrapatoso - 24.06.2018Seg, 18/06/2018 - 19:47

A Diocese de Bragança-Miranda vai homenagear o compositor Eurico Carrapatoso, no próximo domingo, dia 24 de Junho.

A cerimónia terá lugar em Bragança, na igreja de S. Bento, pelas 21h, e é organizada pelo Secretariado da Pastoral da Cultura e  Turismo.

Eurico Carrapatoso nasceu em 1962, em Alvites, concelho de Mirandela. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto tendo iniciado os estudos musicais em 1985. Docente de composição no Conservatório Nacional, a sua música tem vindo a ser executada, editada e difundida desde 1987.

Ordenação Diaconal de Jorge Miguel Afonso Pinto - 8 de julhoSáb, 16/06/2018 - 00:12

D. José Cordeiro anunciou esta sexta-feira, na Assembleia Plenária do Conselho Presbiteral, a Ordenação Diaconal de Jorge Miguel Afonso Pinto.

Natural de Bragança, com ascendência materna em Lagoa, Macedo de Cavaleiros, Jorge Miguel foi baptizado a 8 de dezembro de 1995 tendo ingressado no Seminário em 2012.

Durante o curso de teologia fez estágio pastoral nas Unidades Pastorais de Santa Maria do Sabor e de São Bento, apoiando o Rev. Pe. Fernando Fontoura.

Aos 24 anos será ordenado diácono, em ordem ao sacerdócio.

Capela da Santíssima Trindade enriquece Santuário dos CerejaisQui, 14/06/2018 - 15:10

«Deus quer, o homem sonha, a obra nasce». E, a obra nasceu…ao fim de 57 dias.

O Santuário do Imaculado Coração de Maria, nos Cerejais, em Alfândega da Fé, conta, desde o passado sábado, com um novo espaço de oração: a Capela da Santíssima Trindade. Trata-se de um lugar de oração centrado no acolhimento e recolhimento de pequenos grupos de peregrinos e movimentos.

Livro «Lectio Divina: Adolescentes e Jovens em Adoração»Dom, 10/06/2018 - 22:51

Provocados pelo dinamismo que o Papa Francisco incutiu em ordem à XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se reunirá em Outubro de 2018 para tratar a temática dos jovens, a fé e o discernimento vocacional, partilhamos uma boa prática evangelizadora com os adolescentes e jovens na Diocese de Bragança-Miranda.