Notícias | Diocese Bragança-Miranda

«Padre, Ungido na Vocação-Missão" | Homilia da Ordenação Presbiteral - 06.07.2019Sáb, 06/07/2019 - 19:30

Ordenação Presbiteral, Catedral de Bragança, 6.7.2019

PADRE, UNGIDO NA VOCAÇÃO-MISSÃO

1. Peregrinos na alegria da Paz

O Senhor Jesus «designou setenta e dois discípulos e enviou-os à sua frente, dois a dois, a toda a cidade e lugar onde Ele estava prestes a ir». A referência aos setenta e dois discípulos remete para a universalidade da vocação-missão, ou seja, para uma tradição judaica onde o número 72 significava toda a terra, todas as nações conhecidas do mundo. Este é o sonho missionário de chegar a todos.

O Santo Bartolomeu dos MártiresSáb, 06/07/2019 - 13:50

Alegramo-nos profundamente com a boa notícia, hoje tornada pública, da canonização do nosso Bispo D. Bartolomeu dos Mártires. Graças a Deus!

O Santo Bartolomeu dos Mártires, Arcebispo conciliar, encarnou o perfil de Bispo ideal por ele defendido em Trento e escreveu, entre tantas obras um livro Estímulo de Pastores, que se tornou obra referencial. É um programa que abre à coragem da esperança e sublinha no coração do bispo: a caridade, a sabedora, a retidão e a justiça.

Encontro dos Tribunais da Província Eclesiástica de Braga debate sobre a importância dos Gabinetes de AconselhamentoTer, 02/07/2019 - 23:23

Realizou-se nesta sexta-feira, dia 28 de junho, o Encontro Anual dos Tribunais da Província Eclesiástica de Braga, que, desta feita, decorreu na diocese de Bragança-Miranda, mais concretamente no Seminário de S. José, cidade de Bragança, subordinado ao tema “Os Tribunais Eclesiásticos e os Gabinetes de Aconselhamento”.

Capítulo Geral das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus SacramentadoTer, 25/06/2019 - 22:02

Entre os dias 23 e 29 de Junho de 2019, em Macedo de Cavaleiros, a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado celebrará o seu XVIII Capítulo Geral. Nele participarão 32 Irmãs provindas de Portugal, Angola, Brasil e Moçambique, países onde a Congregação está radicada.

"Crianças em Adoração" é o novo livro da Ir. Maria José OliveiraSex, 21/06/2019 - 22:53

Este livro da Ir. Maria José Diegues de Oliveira, da congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, foi concebido para apoiar momentos de oração com os mais pequenos. Oferece doze esquemas com temas que podem percorrer o ano litúrgico, e apresentam-se nas várias formas de oração descritas no Catecismo da Igreja Católica. Muito centrados na Palavra de Deus, concretizam-na em temas que tocam o quotidiano da vida.

«Viagens de Vida» com o jesuíta que já foi comissário de bordo - 14.06.2019Qui, 06/06/2019 - 11:46

O poder da dança na busca de sentido e reconciliação, e a importância de escutar, ver, tocar, cheirar e saborear o que nos rodeia estarão em destaque, na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, na conversa “Viagens de Vida” com o jesuíta Paulo Duarte, em Mirandela.

Natural de Portimão, o sacerdote viveu uma infância repleta de sonhos e pesadelos. Devido à sua timidez sofreu de bullying e no período da adolescência viu desaparecer uma grande amiga, vítima de acidente com um carrinho de choque. Quis ser veterinário.

Família e Comunicação Social em destaque na diocese de Bragança-MirandaSeg, 03/06/2019 - 12:00

“Fake News, uma ameaça à democracia e à família” é o mote para a celebração do Dia Diocesano da Família e o Dia Mundial das Comunicações Sociais na diocese transmontana.

A diocese de Bragança-Miranda vai assinalar no próximo sábado, 1 de junho, o Dia Diocesano da Família e o Dia Mundial das Comunicações Sociais, na Escola Secundária Emídio Garcia, na cidade de Bragança.

Falecimento de Maria da Graça Garcia, mãe de D. José, Bispo de Bragança-MirandaDom, 02/06/2019 - 19:25

30.4.1934 – 2.6.2019

«Em Vós, Senhor, está fonte da vida: na vossa luz veremos a luz» (Sl 35,10).

Com a tristeza da separação e na esperança cristã, comunicamos o falecimento de Maria da Graça Garcia, mãe de D. José, Bispo de Bragança-Miranda.

A celebração das exéquias será na igreja matriz da paróquia de S. Tiago de Parada, Unidade Pastoral Bartolomeu dos Mártires, Município de Alfândega da Fé, no dia 3 de junho de 2019, às 16.00h.

----------------