Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário e o Mês Missionário ExtraordinárioDom, 20/05/2018 - 11:15

“Todos, Tudo e Sempre em Missão”

1. Por motivo do centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, de 30 de novembro de 1919, do Papa Bento XV, o Papa Francisco declarou o mês de outubro de 2019 “Mês Missionário Extraordinário”, tendo como objetivo despertar para uma maior consciência da missão e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.

66ª Peregrinação da Família Salesiana - 20.05.2018Dom, 20/05/2018 - 10:59

No Senhor que dá a vida, “Todos, Tudo e Sempre em Missão”

Santuário de Fátima, 66ª Peregrinação da Família Salesiana, ‘Com Maria até Jesus, Água viva’ - 20.05.2018

1. O mistério do Pentecostes

O mistério do Pentecostes celebra: a descida do Espírito Santo, a plenitude do mistério pascal, a revelação aos povos do mistério escondido, a união da diversidade de línguas na profissão duma só fé, a coragem, a santidade, a criatividade, a liberdade e a esperança.

Bragança-Miranda reflete sobre Fé e Deficiência - 28.05.2018Sex, 18/05/2018 - 00:00

"A Fé e as pessoas com deficiência / desafios e compromissos" é o tema da conferência que o Serviço da Pastoral a Pessoas com Deficiência leva até Bragança no próximo dia 28 de maio.

A iniciativa terá como protagonista a irmã Veronica Donatello, da Congregação da Suore Francescane Alcantarine, e destina-se a um público alargado, nomeadamente: sacerdotes, agentes de pastoral, catequistas, docentes e seminaristas, IPSS, famílias, pessoas com deficiência, comunicação social e público em geral.

Três ideias sobre a mensagem do Papa «Fake news e jornalismo de paz»Qui, 10/05/2018 - 23:20

A propósito do Dia Mundial das Comunicações Sociais (13 de maio de 2018) publicamos aqui, e na edição semanal de "Mensageiro de Bragança", uma reflexão do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, acerca da Mensagem de Sua Santidade, o Papa Francisco.

Apresentamos, ainda, em rodapé, uma Proposta para a Oração Universal das Eucaristias do Domingo da Ascensão do Senhor.

Três ideias sobre a mensagem do Papa «Fake news e jornalismo de paz»

«Eutanásia: o que está em causa? Contributos para um diálogo sereno e humanizador»Qui, 10/05/2018 - 15:22

Nota Pastoral do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

1. As questões ligadas à legalização da eutanásia e do suicídio assistido estão em discussão na Assembleia da República e na sociedade. Como contributo para esse debate, que desejamos seja em diálogo sereno e humanizador, surge esta Nota Pastoral do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa sobre o que verdadeiramente está em causa[1].

SDPF celebrou Dia Diocesano da FamíliaSeg, 07/05/2018 - 10:50

Promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, 55 pessoas, de Bragança, Mirandela, Vila Flor e Vinhais, acompanhadas pelos assistentes espirituais do Secretariado, Pe. Sobrinho Alves, Pe. Belmiro Rodrigues e Pe. Tiago Alves, participaram, no pretérito dia 01 de maio de 2018, em Zamora – Espanha, nas iniciativas tendentes a assinalar o Dia da Família na Diocese de Bragança-Miranda.

Nota Pastoral a propósito da Educação Moral e Religiosa Católica nas EscolasSeg, 30/04/2018 - 12:01

Por ocasião de mais um período de matrículas nos estabelecimentos de Educação, antes de mais, saúdo todos os Pais e Encarregados de Educação, Professores, Direções, Conselhos Gerais, Conselhos Pedagógicos, Pessoal Administrativo e Auxiliar, e particularmente as Alunas e os Alunos, das Escolas e dos Agrupamentos de Escolas desta nossa amada Diocese de Bragança-Miranda.

A Educação é um direito essencial e fundamental para o crescimento e desenvolvimento humano que deve ser defendido e promovido.

Jogos Nacionais Salesianos – UP Sra. do Amparo, 29.04.2018Dom, 29/04/2018 - 22:47

Ao ritmo do coração

Deus ama-te imensamente

1. Ao ritmo do coração

A segunda leitura desta Liturgia do V Domingo da Páscoa, apresenta-nos por S. João a paz do coração nestes termos: «Meus filhos, não amemos com palavras e com a língua, mas com obras e em verdade. (...); porque, se o nosso coração nos acusar, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas».