Notícias | Diocese Bragança-Miranda

«É tempo de cuidar juntos e recomeçar» - Homilia de D. José Cordeiro - 28.06.2020Dom, 28/06/2020 - 21:45

Missa da Vigília da Solenidade de S. Pedro e S. Paulo.

Adro da Catedral, 28 de junho de 2020

1. Cuidar a vida eterna

Aqui e agora, no adro da Catedral, a casa de todos, celebramos a vigília da solenidade de S. Pedro e S. Paulo com a Eucaristia que é a oração das orações, dom da caridade e mistério de vida eterna.

Carta aos Presidentes das Conferências Episcopais sobre as Invocações «Mater Misericordiae», «Mater Spei» e «Solacium Migrantium» a inserir nas Ladainhas LauretanasTer, 23/06/2020 - 19:28

Prot. n. 296/20

Vaticano, 20 de junho de 2020,
Memória do Imaculado Coração da Virgem Santa Maria

Ex.mo e Rev.mo:

19 de Junho | Dia de oração pela santificação dos sacerdotesQui, 18/06/2020 - 22:26

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é também o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, instituído por São João Paulo II em 25 de março de 1995, com o objetivo de promover um momento de espiritualidade e recolhimento por parte do clero e pedir aos fiéis para rezarem pela santificação dos padres do mundo inteiro, de modo especial, pelos das suas comunidades e Unidades Pastorais.

Em rodapé dois documentos que podem ajudar a atingir os objetivos deste dia:

Comunicado final da 198.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal PortuguesaQua, 17/06/2020 - 21:47

Fátima, 15-16 de junho de 2020

1. A 198.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa decorreu em Fátima de 15 a 16 de junho de 2020. Sendo uma Assembleia essencialmente eletiva e por razões de segurança devido à atual pandemia da Covid-19, participaram apenas os Bispos com direito a voto (Diocesanos e Auxiliares), além do Secretário e do Diretor do Secretariado Geral.

Catedral acolhe Exposição de Santiago BelacquaTer, 16/06/2020 - 14:40

No próximo SÁBADO, 20 de junho, será inaugurada a exposição de pintura «...e o Seu reino não terá fim» de Santiago Belacqua, na Catedral de Bragança.

Santiago Belacqua é natural do concelho de Famalicão e tem estado envolvido em vários projetos no mundo das artes. Os seus trabalhos de pintura «mostram uma outra forma de ver a religiosidade».

Pe. José Luís Pombal lança livro sobre o Seminário de BragançaSeg, 15/06/2020 - 10:03

«O Seminário de Bragança (1820-1926) / Da Confessionalidade à Separação» é o primeiro livro do Padre José Luís Amaro Pombal, e acaba de ser editado pela Diocese de Bragança-Miranda.

O livro integra a coleção “Presbyterium”, conta com prefácio de D. José Cordeiro e resulta de um capítulo do estudo académico levado a cabo pelo sacerdote no âmbito da licenciatura canónica na Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja, na Pontificia Universidade Gregoriana, em Roma.