Notícias | Diocese Bragança-Miranda

«Com Francisco e Jacinta Marto, chamados a sermos santos na caridade»Qui, 27/04/2017 - 22:20

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa por ocasião da canonização de Francisco e Jacinta Marto

A Igreja em Portugal enche-se de júbilo e dá graças a Deus pela canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto no próximo dia 13 de maio, durante a peregrinação presidida pelo Papa Francisco. As suas vidas convidam-nos à docilidade ao Espírito do Senhor ressuscitado, ao cuidado solícito da humanidade e ao compromisso fiel com o rosto misericordioso de Deus.

1. A Igreja rejubila com a santidade

«Cuidar da casa comum – prevenir e evitar os incêndios»Qui, 27/04/2017 - 22:12

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa

1. O nosso país, de ano para ano, tem sido de tal modo assolado por incêndios que estes se tornaram um autêntico flagelo com proporções quase incontroláveis. É a área anualmente ardida que já supera a de qualquer outro país europeu, mesmo aqueles que têm condições climatéricas semelhantes à nossa. É o património florestal que se vai perdendo de uma forma igualmente sem paralelo. São os notórios custos humanos, sociais, económicos e ecológicos decorrentes desta situação.

Peregrinação Diocesana aos Santuários Marianos (Espanha e França)Qua, 26/04/2017 - 10:52

Pelo terceiro ano consecutivo, a Diocese de Bragança-Miranda realiza uma peregrinação diocesana com a presença e orientação do nosso Bispo D. José.

Estas peregrinações têm sido um tempo muito forte de graça, de crescimento espiritual e de convivência fraterna entre Bispo, Presbíteros, Diáconos, Consagrados e Leigos.

Este ano a Peregrinação diocesana terá, também, uma forte tonalidade arciprestal. Cada Arciprestado está a mobilizar-se para participar ativamente com um grupo.

Itinerário Catequético Mariano e Semana de Oração pelas VocaçõesQua, 26/04/2017 - 10:15

Se este ano do centenário das aparições de Fátima nos convida a olhar Maria como figura e modelo da igreja e da vida cristã, e se o Papa nos propõe um caminho de preparação com Maria até às JMJ 2019, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil vem apresentar o itinerário catequético mariano, uma proposta para os grupos de jovens na sua caminhada de descoberta de Cristo, guiados por Maria.

Sexta-feira Santa – Adoração da Cruz e Procissão do ‘Enterro do Senhor’ - «A fé na Cruz»Sex, 14/04/2017 - 18:49

A fé na Cruz

Sexta-feira Santa – Adoração da Cruz e

Procissão do ‘Enterro do Senhor’ – 14 de abril de 2017

1. O discípulo recebeu-a em sua casa

Aos pés do crucificado, que morre pelos pecadores, ou melhor que morre no meio de dois pecadores, está a Mãe e o discípulo que Ele amava. Aos pés da cruz inicia-se, assim, deste modo surpreendentemente belo, a comunidade dos crentes, a Igreja. Antes Jesus tinha dito: «quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim» (Jo 12,32).

Diretamente com Deus - 13 para 14 de abrilSáb, 01/04/2017 - 20:01

O Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional propõe mais uma vez uma direta com Deus na noite de quinta feira santa para sexta feira santa (de 13 para 14 de abril).

«Maria ensina-nos também a viver numa atitude eucarística, ou seja, a dar graças, a cultivar o louvor, a não fixar-nos apenas nos problemas e dificuldades. Na dinâmica da vida, as súplicas de hoje tornar-se-ão motivos de agradecimento amanhã.» (Mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude 2017)