Notícias | Diocese Bragança-Miranda

IPSS do distrito de Bragança unem-se para construir PresépioQua, 18/11/2020 - 21:04

Tendo presente o lema de que «na vida e no Presépio é importante haver UNIÃO», várias instituições sociais do distrito de Bragança aceitaram o desafio lançado pela União das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UIPSSDB) em conjunto com o Bragança Shopping.

No total 13 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) participaram na criação e construção de um Presépio gigante que se encontra exposto em Bragança, no piso da restauração do espaço comercial Bragança Shopping.

Trintários Gregorianos e Intenções de MissaTer, 17/11/2020 - 12:43

«O estipêndio do Trintário Gregoriano, trinta missas celebradas em dias seguidos em sufrágio de um fiel defunto, continua de €350,00. Os Trintários Gregorianos poderão ser entregues nos Serviços Centrais da Cúria Diocesana, a fim de serem celebrados pelos Presbíteros jubilados da nossa Diocese e outros Presbíteros em missão específica não paroquial. Os Presbíteros que aceitarem celebrar o Trintário Gregoriano deverão respeitar fielmente o sentido do mesmo e enviar à Cúria a declaração da sua celebração.

199.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa | Comunicado FinalSáb, 14/11/2020 - 17:17

Comunicado final

1. A 199.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa decorreu em Fátima de 11 a 13 de novembro de 2020. Além dos membros da Conferência, estiveram também presentes o Senhor Núncio Apostólico, a Presidente e o Vice-Presidente da CIRP. Atendendo à preocupante situação de pandemia, a Assembleia decorreu de forma parcialmente presencial, mas maioritariamente por videoconferência.

Celebrar e viver a fé em tempo de pandemia – Nota da Conferência Episcopal PortuguesaSex, 13/11/2020 - 19:07

1. Os Bispos de Portugal vivem na fé e na confiança a presente situação de pandemia, fazendo suas as dificuldades e sofrimentos dos concidadãos. Em particular, veem preocupados o alastrar da Covid-19, com riscos agravados para a vida e saúde de tantos irmãos e irmãs. Dada a gravidade da situação, apelamos a todos para que adotem comportamentos responsáveis nos mais diversos setores da sua vida e atividade e respeitem as determinações das autoridades constituídas, com o objetivo de travar e controlar a vaga de contágios.

A celebração do Domingo | 15 e 22 de novembro de 2020Qui, 12/11/2020 - 08:44

A celebração do Domingo

15 e 22 de novembro de 2020

Nos sábados 14 e 21 de novembro e nos domingos 15 e 22 de novembro, das 13h00 às 05h00, está interdita a circulação na via pública nos concelhos que constam da lista das autoridades governamentais, com altos níveis de contágios da covid-19. Isto mesmo se aplica, por isso, na nossa Diocese às comunidades paroquiais das Unidades Pastorais que estão nos territórios dos Municípios que constam da referida listagem nacional.

Eleição da Prioresa do Carmelo do LarinhoQui, 12/11/2020 - 08:40

No dia 4 de novembro de 2020, depois da celebração solene da Eucaristia, procedeu-se ao Capítulo Eletivo no Carmelo da Sagrada Família do Larinho, Município de Torre de Moncorvo e Unidade Pastoral de S. José. O Bispo Diocesano, D. José Cordeiro, presidiu ao ato, acompanhado do Padre Comissário em Portugal e de outro Padre Carmelita.

Este dia, inserido na semana dos Seminários e na memória litúrgica de São Carlos Borromeu, amigo de São Bartolomeu dos Mártires, foi celebrado em harmoniosa festa.

«Covid-19, não se deixe “agarrar”» | Opinião de António OliveiraSex, 06/11/2020 - 12:06

Vivenciamos tempos pandémicos. Quando na última passagem de ano, depois das 12 badaladas, desejámos ter um ano com muita saúde, não pudemos antecipar a bola de neve que estava a aparecer no Oriente e que iria condicionar o ano de 2020, em todo o mundo. O SARS-CoV-2 apareceu de uma névoa longínqua, silenciosa e mortífera, que condiciona a vida de todos. Primeiro, a dúvida, depois, o medo, e agora, a aceitação da necessidade de termos de conviver com um vírus mortal, que afeta maioritariamente a população mais idosa.

Nota da Conferência Episcopal Portuguesa sobre atentado na Basílica Notre-Dame de NiceQui, 29/10/2020 - 19:59

Neste dia em que houve um atentado na Basílica Notre-Dame de Nice durante uma celebração eucarística, com a morte de pelo menos três pessoas, lamentamos e condenamos mais este ato bárbaro e violento que elimina vidas humanas e atinge a paz nessa região.

Manifestamos a nossa solidariedade para com a Diocese de Nice e a Conferência dos Bispos de França e rezamos pelas vítimas e seus familiares.

Partilhamos os sentimentos de emoção e de perdão expressos nas palavras de D. André Marceau, Bispo de Nice, em comunicado emitido esta manhã, com o qual estamos em plena sintonia: