Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Covid-19: Vaticano diz que é hora de voltar à Missa presencialSeg, 14/09/2020 - 11:45

Carta da Congregação para o Culto Divino sublinha que participação «virtual» não substitui celebração pessoal da Eucaristia.

Cidade do Vaticano, 12 set 2020 (Ecclesia) – A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé) enviou uma carta aos presidentes das Conferências Episcopais, defendendo o regresso à celebração presencial da Missa, após as limitações provocadas pela pandemia.

Comissão Justiça e Paz propõe reflexão sobre doutrina social da IgrejaQui, 10/09/2020 - 21:58

No próximo dia 22 de setembro, às 20h30, a Diocese de Bragança-Miranda vai promover uma videoconferência sobre doutrina social da Igreja.

Assente na pergunta «Sabe o que a Igreja Católica faz por si?», a iniciativa decorrerá na plataforma “Zoom” e terá como orador o padre José Manuel Pereira de Almeida.

Médico especialista de Anatomia Patológica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil também é doutorado em Teologia. Vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, leciona Teologia Moral Social e Doutrina Social da Igreja.

Notas da Reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal PortuguesaQua, 09/09/2020 - 10:47

1. A propósito da situação atual do Santuário de Fátima, o Conselho Permanente da CEP manifesta a sua sintonia com as orientações do Santuário e o apreço pelo trabalho realizado, com repercussões a nível internacional e nacional, particularmente nas nossas dioceses. O Conselho Nacional do Santuário de Fátima acompanha todo este processo e a situação do Santuário.

SN Liturgia publica «Manual de Arquitetura Eclesial Católica» do Pe. José Manuel Ribeiro GomesTer, 08/09/2020 - 11:24

O Secretariado Nacional da Liturgia acaba de publicar um ‘Manuale di architettura ecclesiale cattolica’ (Manual de Arquitetura Eclesial Católica), que são ‘sete ensaios sobre arquitetura religiosa contemporânea’, do padre José Manuel Ribeiro Gomes, da Diocese de Bragança-Miranda.

SN Liturgia publica «Rito de Entrada do Novo Pároco»Ter, 08/09/2020 - 11:16

O Secretariado Nacional da Liturgia, da Conferência Episcopal Portuguesa, publicou o livro ‘Rito de entrada do novo pároco’ que pretende “ser um contributo para a ação pastoral litúrgica em Portugal”, num período de tomadas de posse nas dioceses.

“Responde-se a uma necessidade sentida em muitas comunidades cristãs, para poderem celebrar dignamente a entrada e apresentação do novo pároco, com a presença do bispo ou seu delegado”, explica o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, D. José Cordeiro.

Aulas de Órgão LitúrgicoQua, 02/09/2020 - 11:57

No âmbito do seu plano de atividades para o presente ano pastoral, o Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade vai promover aulas de órgão litúrgico, na Catedral, em Bragança.

As aulas serão ministradas pelo professor Rafael Madanços e os interessados poderão inscrever-se, até 6 de setembro, através do email catedral.bm@gmail.com ou do contato 96 139 16 11.

Leitura em clave de sol, noções de leitura em clave de fá e conhecimento básico de teclado são as condições de inscrição necessárias para participar.

«A inclusão e a igualdade de condições de acesso e de sucesso são, ainda, o desafio maior da Escola»Ter, 01/09/2020 - 09:48

A inclusão plena no ambiente sócio-escolar e a igualdade de oportunidades de acesso aos meios de aprendizagem e de sucesso no trabalho escolar são, ainda, no dealbar do novo ano letivo de 20-21, o principal desafio a enfrentar.

Sê-lo-iam sempre, dadas as assimetrias sociais da composição da sociedade portuguesa mas o ainda pouco conhecido SARS-CoV-2 e a sua conhecida consequência maior, a COVID-19, por sua vez desencadeadora de subconsequências em cascata, aumentaram desmesuradamente o desafio.

«Mobilizar a Sociedade Civil na ajuda em situações de privação» | Opinião de Pedro Miguel GuerraSeg, 10/08/2020 - 14:58

As debilidades estruturais do Estado e da Sociedade Civil portugueses foram evidenciadas e agravadas, a partir do início de março de 2020, pela pandemia provocada pelo SARS-Cov-2, a qual deu origem à doença CoVid-19, uma pneumonia atípica na sua etiologia e na sua terapia, esta ainda não totalmente conseguida. Porém, uma força estrutural emergiu também da consciência coletiva como força de solidariedade e capacidade de inovação para responder à pandemia.

Páginas