Dinâmicas Quaresmais 2018 | Diocese Bragança-Miranda

Para melhor viver o tempo litúrgico da Quaresma, a Diocese de Bragança-Miranda apresenta um conjunto de propostas aos seus fiéis.

«São propostas simples, exequíveis em todas as paróquias e nas próprias casas que nos levam a centrar no essencial neste tempo favorável da graça», salienta o padre José Bento Soares, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral.

Sendo o baptismo, através do mistério da água, o tema de fundo do ano pastoral, a Diocese propõe uma peregrinação, individual ou coletiva, até à fonte batismal onde cada um recebeu o sacramento da iniciação cristã.

Para ajudar à oração é disponibilizado um breve rito de apoio. O documento pode ser descarregado nesta página da Diocese e encontra-se em formato Word para possibilitar as adaptações e alterações tidas por pertinentes.

A pensar nos mais novos, mas também nas famílias e grupos de catequese, a Diocese propõe ainda o “Jogo da Quaresma”: uma ferramenta pedagógica (inclui tabuleiro e cartas) que começa na Quarta-feira de cinzas e termina na Páscoa da Ressurreição.

São também disponibilizados alguns subsídios pastorais.