Na passada terça-feira o Seminário Maior Interdiocesano de São José em Braga reuniu Bispos, equipa formadora, reitores dos seminários das quatro dioceses e seminaristas para um dia de partilha e trabalho no rescaldo do primeiro semestre lectivo.
Na abertura da jornada de trabalho teve lugar a reunião entre os Bispos das quatro dioceses, a equipa formadora e os reitores dos Seminários Maiores de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu. Esta iniciativa constituiu uma oportunidade de fazer um balanço do que foi o primeiro semestre lectivo e debater alguns assuntos relativos ao plano formativo.
Na parte da tarde foi a vez de os Bispos reunirem com os 14 seminaristas, oriundos das quatro dioceses, e responderem às questões que eles tinham para lhes colocar. Da reunião saiu o compromisso de resolução das questões apresentadas assim como o desafio à apresentação de propostas, por parte dos seminaristas, feito pelos Bispos diocesanos.
O ponto alto deste dia de trabalho e comunhão foi a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo de Lamego, D. António Couto, e concelebrada pela equipa formadora e pelos reitores dos Seminários diocesanos, onde o prelado explorou como tema da sua homilia o envenenamento da sociedade actual e que só a misericórdia de Deus pode curar, aconselhando a cada um de nós a ver em Jesus crucificado o resultado de tanto “veneno” que vamos acumulando no nosso coração e que se não for combatido acabará por nos destruir.
Do programa fez ainda parte um almoço convívio que juntou a comunidade do Seminário, os reitores dos Seminários diocesanos e que contou com a presença do Bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Francisco Senra Coelho.
Texto: Diogo Domingues Jesus
Fotografia: Francisco de Assis Costa