[1]Seg, 01/09/2025 - 13:03
Dom Nuno Manuel dos Santos Almeida, por mercê de Deus e da Sé Apostólica,
45º Bispo de Bragança-Miranda
NOMEAÇÕES PASTORAIS
COMUNICADO
01 de setembro de 2025
Temos como Projeto Pastoral para o triénio 2023-26: caminhar juntos para sermos Igreja sinodal de todos e para todos. Peregrinar unidos para anunciar, celebrar e testemunhar a alegria e a esperança do Evangelho.
As nomeações pastorais existem para que sejamos, cada vez mais, Igreja ao serviço (sinal e instrumento) do Reino de Deus, com o anúncio da Palavra da libertação e da vida em plenitude, para que a voz de Cristo seja escutada (DV); com uma vida litúrgica e sacramental que seja seu sinal antecipador e realizador, para “tocarmos” e nos alimentarmos de Jesus (SC); com uma vida de comunidade pensada e vivida na lógica e valores do Reino de justiça, comunhão, reconciliação, que permita “ver” e “transparecer” a presença e ação de Jesus Ressuscitado (GS).
Todos os que são nomeados párocos ou vigários paroquiais comprometem-se, juntamente com todos os que já exercem este ministério, a aprofundar o percurso das Unidades Pastorais, com a criação da Equipa Pastoral Paroquial que possibilite a formação do Conselho Pastoral da Unidade e a organização do Cartório comum na sede da Unidade Pastoral.
É nomeado um novo responsável diocesano pela Pastoral Juvenil, que deverá constituir uma nova equipa de trabalho e manter operativo o Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil.
É reforçada a equipa do Seminário em Família e da Pastoral Vocacional, conscientes de que temos na nossa diocese uma “urgência vocacional” que deverá traduzir-se em prioridade pastoral.
A importância cultual do Órgão Sinfónico da Catedral de Bragança requer que haja e cresça uma Liga de Amigos, cujo presidente é agora nomeado.
A complexidade da vida pessoal, familiar e social está a exigir mais e melhor formação. É com alegria e gratidão que apresentamos um grupo alargado de pessoas das várias vocações que abraçam percursos formativos que, certamente, trarão bons e abundantes frutos para a nossa diocese de Bragança-Miranda.
1. CÚRIA DIOCESANA
Pe. José Carlos Ambrósio Assunção Martins: Chefe do Gabinete Episcopal.
2. COMISSÕES, SECRETARIADOS, DEPARTAMENTOS E SERVIÇOS
Pe. João Paulo de Magalhães Pereira (MIC): Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.
Pe. Octávio Augusto Sobrinho Alves: Presidente da Liga de Amigos do Órgão da Catedral.
3. SEMINÁRIOS E PASTORAL VOCACIONAL
Pe. Nelson Dias do Vale: Membro da Equipa do Seminário em Família e Pastoral Vocacional para construir pontes entre a Pastoral Vocacional, EMRC, Catequese e Acólitos.
Em formação: Pe. António Joaquim Rodrigues Magalhães (Doutoramento em Sagrada Escritura, em Roma); Pe. Tiago Ricardo Fernandes Alves (Doutoramento em Direito Canónico, em Salamanca); Pe. Manuel Augusto Rodrigues Ribeiro (Doutoramento em Estudos Gerais, na Universidade Aberta); Pe. Jorge Miguel Afonso Pinto (História, na Universidade de Coimbra); Pe. Sérgio Fernandes Pera (Cuidados Paliativos, em Leiria); Pe. Nelson Dias do Vale (Mestrado em Ciências Religiosas, na UCP-Braga); Pe. Nelson César Pinto Silva (Mestrado em Ciências Religiosos, na UCP-Braga); Prof.ª Ivone Maria Gonçalves Calado (Ciências Religiosas, na UCP); Diác. Joaquim Eduardo Rodrigues Queirós (Ciências Religiosas, na UCP).
Todos os sacerdotes e diáconos estão convidados a delinear um plano individual de formação (PIF).
4. PARÓQUIAS, UNIDADES PASTORAIS E ARCIPRESTADOS
4.1. Arciprestado de Bragança
4.1.1. Unidade Pastoral Senhora da Encarnação
Pe. Luís Manuel Teixeira Morais é dispensado de Pároco do serviço pastoral das paróquias de Alvaredos, Candedo, Nunes, Ousilhão, Sobreiró de Baixo, Vila Boa de Ouzilhão, Vilar de Ossos e Vinhais, sendo necessário redistribuir as paróquias da Unidade Pastoral da Senhora da Encarnação, que continuará a ter como moderador: Pe. Paulo Amílcar Lourenço Pimparel.
Pe. Giovane de Souza (SDB) é nomeado pároco das paróquias de Vinhais, Vila Boa, Ousilhão, Nunes, Sobreiró de Baixo, Alvaredos, Vilar de Ossos, Paçó e Vila Verde.
Pe. Paulo Amílcar Lourenço Pimparel pároco das paróquias de Rebordelo, Curopos, Vale de Janeiro, Vale das Fontes, Nuzedo de Baixo, Ervedosa, Agrochão, Penhas Juntas, Vilar de
Peregrinos, Edrosa e Candedo.
Pe. Jude Thaddeus Severino Lutaaya pároco das paróquias de Moimenta, Montouto, Tuizelo, Santalha, Cabeça de Igreja, São Jomil, Vilar de Lomba, Edral, Gestosa, Vilar Seco, Quiraz, Pinheiro Novo, Santa Cruz, Travanca, Fresulfe, Soeira e Mofreita.
Pe. Francisco Alberto Ferreira fica a colaborar com os párocos de Vinhais.
4.1.2. Unidade Pastoral de São Bento
Pe. Rogério da Assunção Dovala Chitapa dispensado de Vigário Paroquial do serviço pastoral das paróquias Aveleda, Baçal, Carragosa, Carrazedo, Castro de Avelãs, Castrelos, Celas, Donai, Espinhosela, França, Gondesende, Gostei, Mós, Meixedo, Nogueira, Pinela, Pombares, Quintela de Lampaças, Rabal, Rebordainhos, Rebordãos, Santa Comba de Rossas, Salsas, Sendas, Sortes e Zoio, sendo nomeado Vigário Paroquial das mesmas paróquias o Pe. Luís Manuel Teixeira Morais.
4.1.3. Unidade Pastoral de Santo Cristo
Cón. Manuel João Gomes dispensado de Pároco das paróquias de S. Julião de Palácios, Deilão e Rio de Onor, sendo nomeado Pároco das mesmas paróquias o Pe. José Carlos Ambrósio Assunção Martins, tendo como Vigário Paroquial, para estas três paróquias, o Pe. Nelson Dias do Vale.
4.2. Arciprestado de Mirandela
4.2.1. Unidade Pastoral Senhora do Amparo
Pe. José dos Espírito Santo Rodrigues dispensado de Administrador Paroquial da Paróquia de Mascarenhas.
Pe. Júlio da Costa Gomes dispensado de Administrador Paroquial das Paróquias de Carvalhais, Cedães e Vale de Asnes.
Pe. Tiago Ricardo Fernandes Alves dispensado de Administrador Paroquial da Paróquia de Suçães.
Pe. Damião Avelino de Melo nomeado Pároco do serviço pastoral das paróquias de Alvites, Avantos, Carvalhais, Cedães, Mascarenhas, Suçães e Vale de Asnes.
Pe. Artur Guilhermino Azevedo Pereira, Pe. José Carlos Patrão, Pe. Sebastião Miguel de Sena Coelho e Pe. Salvador José Mau-Huno José (SDB), nomeados párocos “in solidum” do serviço pastoral das paróquias de Cachão, Caravelas, Frechas, Freixeda, São João Bosco, São Salvador, Vale da Sancha e Vila Verde, sendo Pároco Moderador o Pe. Artur Guilhermino Azevedo Pereira. Foi dispensado o Pe. João de Brito Aparício de Carvalho.
Os Presbíteros que cessam o ministério paroquial nas paróquias a eles confiadas até agora, cessam a sua jurisdição com a tomada de posse do seu sucessor (cf. cân.527).
Um grande obrigado a todos os que, com zelo, serviram e servem a nossa Diocese de Bragança-Miranda: Presbíteros, Diáconos, Consagrados, Consagradas e Fiéis Leigos. Um agradecimento especial aos nossos generosos presbíteros que procuram exercer, com alegria, o seu ministério ao serviço da unidade. Obrigado aos que cessaram a sua missão e aos que aceitam novas tarefas pastorais.
Para todos pedimos a bênção e intercessão do nosso padroeiro, S. Bento e de Nossa Senhora das Graças.
Dado em Bragança, na Cúria Diocesana, a um de setembro de dois mil e vinte cinco
+ Nuno Manuel dos Santos Almeida
Bispo de Bragança-Miranda
L+S
Luís Filipe da Cruz Teixeira
Notário da Cúria Diocesana
Ficheiros:
Anexo | Tamanho |
---|---|
![]() | 491.19 KB |