Secretariado Nacional de Liturgia publica agenda e o plano litúrgico 2021 | Diocese Bragança-Miranda

O Secretariado Nacional da Liturgia (SNL) de Portugal informa que já tem disponível a agenda e o plano litúrgico 2021, para a preparação do novo ano, e também o livro ‘A vida em Cristo’, do teólogo bizantino Nicolau Cabasilas.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade explica que o livro ‘A vida em Cristo’ é obra de “capital importância para a teologia espiritual e litúrgica”, que apresenta “a vida sobrenatural como uma vida de união a Cristo que se comunica pelos sacramentos”.

“Encontramo-nos diante da obra fundamental e original da teologia espiritual bizantina, que liga intimamente a santidade e os mistérios, numa visão mística do mundo. Não pode, contudo, considerar-se um tratado de iniciação aos mistérios (Iniciação cristã), porque a explicação ritual é secundária”, desenvolve o bispo D. José Cordeiro na apresentação de ‘A vida em Cristo’.

O presidente da CELE e bispo de Bragança-Miranda explica que esta obra de Nicolau Cabasilas, teólogo bizantino do século XIV, articula-se em sete livros: “O primeiro trata da vida em Cristo nos sacramentos da Iniciação no seu todo (Batismo, Myron e Eucaristia); no segundo, terceiro e quarto fala de cada um, em particular; o quinto é consagrado ao altar e seu simbolismo; o sexto refere-se aos deveres da vida cristã em geral; e o sétimo ao pecado que entristece o cristão e à virtude da alegria”.

O Secretariado Nacional da Liturgia de Portugal destaca também que já tem disponível a ‘Agenda Directório 2021’, “para a celebração eucarística e o Ofício Divino, com os próprios de Portugal e Cabo Verde”, e o ‘Plano Litúrgico 2021’, com a “informação essencial” para cada dia do ano com a indicação das leituras, a cor do paramento, o Lecionário a usar, o volume da Liturgia das Horas e a respetiva Semana do Saltério.

Carlos Borges in Agência Ecclesia