Saudação da Conferência Episcopal Portuguesa a D. Ivo Scapolo, novo Núncio Apostólico em Portugal | Diocese Bragança-Miranda

Sua Santidade o Papa Francisco nomeou hoje Sua Excelência Reverendíssima Monsenhor Ivo Scapolo, Arcebispo titular de Tagaste e até agora Núncio Apostólico no Chile, como novo Núncio Apostólico em Portugal. Sucede no cargo a D. Rino Passigato, o qual apresentou a sua renúncia após ter superado o limite de idade estabelecido no Direito Canónico.

D. Ivo Scapolo nasceu em Terrassa (Pádua, Itália) a 24 de julho de 1953, tendo sido ordenado sacerdote a 4 de junho de 1978. Doutorado em Direito Canónico, entrou no serviço diplomático da Santa Sé a 1 de maio de 1984 e exerceu missão nas Representações Pontifícias em Angola, Portugal, Estados Unidos da América e na Secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na Bolívia a 26 de março de 2002, no Ruanda a 17 de janeiro de 2008 e no Chile a 15 de julho de 2011. Fala Italiano, Espanhol, Francês, Inglês e Português.

A Conferência Episcopal congratula-se com esta nomeação e deseja a D. Ivo Scapolo um frutuoso ministério pastoral como representante da Santa Sé junto da Igreja em Portugal e nas relações diplomáticas com o Estado Português.

Evocando alguns preceitos simples e elementares que o Papa Francisco formulou em forma de decálogo no recente encontro com os núncios apostólicos, desejamos que D. Ivo Scapolo exerça a sua missão entre nós como “homem de Deus, de Igreja, de zelo apostólico, de reconciliação, do Papa, de iniciativa, de obediência, de oração, de caridade ativa, de humildade”.

Lisboa, 29 de agosto de 2019

P. Manuel Barbosa, Secretário da CEP