Ordenação Episcopal de D. Delfim Gomes | Admonição do Administrador diocesano | Diocese Bragança-Miranda

Admonição Inicial

Administrador Diocesano de Bragança-Miranda

Monsenhor Adelino Fernando Paes

A Diocese de Bragança-Miranda saúda calorosamente e com alegria acolhe quantos o Senhor hoje congrega para tão jubilosa celebração.

Neste dia memorável para a Igreja diocesana e seu presbitério, damos graças a Deus e felicitamos D. Delfim a quem vai ser conferida a plenitude do sacramento da Ordem, o “Sumo Sacerdócio” e “Cume do Ministério Sagrado”, continuando, agora no episcopado, a viver o lema sacerdotal, dando-se a si mesmo para que seja continuada a obra da Salvação.

Congratulamo-nos com a presença de S. Excelência o Núncio Apostólico, representante pontifício em Portugal, agradecendo a recente visita por ocasião do XXI aniversário da dedicação da Catedral desta Diocese e esperando que, muito em breve, possa repetir-se na apresentação do Bispo que necessitamos, aguardamos e o Papa Francisco há-de enviar-nos.

Expressamos sentida gratidão ao Ex.mo Arcebispo Metropolita e ordenante principal, D. José Cordeiro, com as eminências D. António Marto e D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, assim como aos excelentíssimos Bispos das dioceses portuguesas e da vizinha Diocese zamorana, bem como a todos os Bispos que integram a CEP, atualmente presidida por D. José Ornelas.

Saudamos os sacerdotes concelebrantes, do Presbitério diocesano de Bragança-Miranda, de Braga e outras dioceses; os Diáconos, Consagrados, Seminaristas e instituídos nos vários ministérios eclesiais.

Saudamos as excelentíssimas autoridades autárquicas, nomeadamente as Câmaras Municipais de Bragança e Vila Flor, de Miranda do Douro e Carrazeda de Ansiães, de Alfândega da Fé e Vinhais, bem como as autoridades académicas das várias escolas, a Ex.ma senhora Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, a excelentíssima Presidente da Assembleia Municipal de Bragança e as muitas Juntas de Freguesia, as direções de IPSS’s, Misericórdias e outras organizações sociais e culturais, as Forças de Segurança e demais entidades públicas presentes.

Felicitamos a cidade de Bragança e sede episcopal da Diocese de Bragança-Miranda. Na história desta Diocese, fundada em 1545, D. Delfim é o primeiro Bispo nascido e batizado na cidade brigantina, na paróquia de Santa Maria. Aqui nasceu, cresceu e despertou para a vocação sacerdotal. Bragança é o berço do sacerdote, ordenado em 3 de setembro de 1989.

Igualmente felicitamos as comunidades paroquiais da Unidade Pastoral Senhora da Assunção de Vila For, confiadas ao cuidado e zelo pastoral de D. Delfim durante trinta profícuos anos. Daqui foi chamado para o exercício do múnus episcopal. Vila Flor é o berço do Bispo, eleito em 7 de outubro de 2022.

Alegramo-nos com os familiares e amigos, que são muitos; os grupos juvenis e toda esta assembleia agora reunida na Catedral diocesana para a ordenação episcopal de D. Delfim e para entoar o Cântico Novo, o Hino por excelência da vida Cristã: a EUCARISTIA, que jubilosamente celebramos em comunhão com toda a Igreja.