«Nos 800 anos dos Estigmas de S. Francisco» | Diocese Bragança-Miranda

Nos 800 anos dos Estigmas de S. Francisco

Tarde cultural a 14 de setembro de 2024, às 15.00 horas

no Museu Abade de Baçal, em Bragança

 

 

A pouca distância de Chiusi della Verna, na província de Arezzo, na Itália situa-se o chamado Monte Alverne que, segundo a tradição, no século XIII um homem nobre teria oferecido a S. Francisco de Assis para ele se retirar em oração e contemplação.

As fontes históricas referem que no ano de 1224 S. Francisco de Assis, depois de um período de grande atividade apostólica, ali encetou um tempo de oração, reflexão e contemplação. Num ambiente de intenso amor a Jesus, desejando vivamente configurar-se a Ele no corpo e na alma, a 17 de setembro Francisco «foi por Deus favorecido com a seguinte visão: pairando acima dele, apareceu-lhe um homem em forma de Serafim, com seis asas, preso a uma cruz, os braços estendidos, unidos os pés.» No final da aparição «eis que nas suas próprias mãos e pés vê surgir os mesmos sinais dos cravos que pouco antes vira no misterioso homem crucificado». (Cf. 1 Cel. 3, 94-95)

Este episódio marca profundamente a espiritualidade franciscana, vendo como na vida de Francisco «o amor autêntico a Cristo transformou o amante na própria imagem do Amado» (S. Boaventura, LM, 13, 5). A Fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Bragança tem a graça de possuir, de entre o espólio das esculturas da Igreja de S. Francisco, um exemplar único do Cristo alado, que evoca a experiência de Francisco no Monte Alverne há 800 anos atrás. Esta peça encontra-se atualmente à guarda do Museu Abade de Baçal.

A comemoração dos 800 anos dos Estigmas de S. Francisco é preciosa oportunidade para refletir e dar a conhecer o importante legado de fé e cultura decorrente da presença franciscana em Portugal e muito concretamente na cidade de Bragança. Por isso, nas instalações do Museu Abade de Baçal, em parceria com Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, que têm a sua sede em Bragança, e a Fraternidade Franciscana Secular desta cidade, vai decorrer a 14 de setembro de 2024, com início às 15.00 horas uma tarde cultural, que se articulará em três conferências, abrangendo diversos aspetos desta temática:

  • Das feridas, a vida nova, por Frei Hermínio Araújo, OFM;
  • Quadros da história dos Franciscanos em Portugal, por D. António Montes Moreira, OFM
  • Alter ChristusEsculturas de uma visão, pela Profª Doutora Maria Emília Pires Nogueiro

A tarde culminará com a celebração da Eucaristia às 18.00 horas na Igreja de S. Francisco, presidida por D. António Montes Moreira, Bispo emérito de Bragança-Miranda.