Jovens de toda a Diocese vão dinamizar a “Lectio Divina” | Diocese Bragança-Miranda

A Diocese de Bragança-Miranda vai retomar as “Lectio Divinas”, catequeses orantes presididas por D. José Cordeiro. Será durante o tempo litúrgico da Quaresma, às segundas-feiras à noite, e voltam a envolver os jovens dos 4 arciprestados da Diocese transmontana.

A primeira Lectio Divina será no dia 11 de março, às 21h00, na igreja de Santa Maria do Castelo, em Bragança. Terá como tema «O Senhor ungiu os meus olhos» (Jo 9,1-41)» e será dinamizada pelos Jovens MIC (Marianos da Imaculada Conceição), alunos de EMRC (Educação Moral Religiosa Católica) e jovens do Lar de S. Francisco (Centro Social Paroquial de Santo Condestável).

Uma semana depois, no Santuário da Senhora das Graças, também em Bragança, os jovens do MEJ (Movimento Eucarístico Juvenil), “InVox” (Torre de Moncorvo) e os da Fundação Casa de Trabalho (Bragança) irão centrar-se no tema «Deles é o reino dos Céus» (Mt 5,1-12)».

A 25 de março será a vez do MJS (Movimento Juvenil Salesiano), dos crismandos de Vinhais, dos acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo (Mirandela), e dos catequizandos de Torre Dona Chama (Unidade Pastoral do Divino Espírito Santo). «Sobre ele repousará o espírito do Senhor» (Is 11,1-4) é o tema da catequese.

Na primeira segunda-feira de abril, a “Lectio Divina” estará a cargo da JEF (Juventude Eucarística Franciscana), do Seminário diocesano de S. José, do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, e da TOV (Oficinas de Oração e Vida). «Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas» (At 1,3-8)» será a reflexão da noite.

Os movimentos da Mensagem de Fátima (Alfândega da Fé), Convívios Fraternos e alunos do IPB (Instituto Politécnico de Bragança) encerram a edição deste ano com uma vibrante interpretação da frase bíblica «Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito» (Gl 5,16-25)».

A Lectio Divina é coordenada pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional. À exceção da primeira semana, as catequeses orantes decorrem no Santuário da Senhora das Graças. No final de cada catequese decorrerá um momento de convívio entre todos.

Ficheiros:
AnexoTamanho