Falecimento do Padre Manuel dos Santos Gonçalves Gomes | Diocese Bragança-Miranda

Partiu para a casa do Pai, aos 93 anos de idade, de morte natural, o Padre Manuel dos Santos Gonçalves Gomes, natural de Vinhais.

Ingressou no Seminário em janeiro de 1938 e fez os estudos teológicos em Vinhais e Bragança.

Ordenado presbítero em 29 de junho de 1950, por D. Abílio Vaz das Neves, foi docente de música, geografia e latim no Seminário de Vinhais (entre 1950 e 1954) tendo sido pároco das comunidades de Curopos e Vale de Janeiro.

Em 1962 parte para Angola como Capelão militar. Aí fez duas comissões de serviço. Rumou depois a Cabo Verde, onde também fez duas comissões.

Regressa a Portugal em 1970 e dedica-se à docência de matemática no Colégio S. João de Brito, em Bragança, onde também foi prefeito. Na Escola Secundária Emídio Garcia, antigo Liceu de Bragança, o sacerdote lecionou a disciplina de religião e moral, e no Seminário de Bragança exerceu as funções de prefeito e docente.

Em 1983 é nomeado pároco das comunidades de Curopos, Vale de Janeiro, Alvaredos e Sobreiró de Baixo, todas no concelho de Vinhais. Mais tarde assume, também, a paroquialidade de Candedo, Espinhoso e Aboá.

Foi docente de religião e moral na Escola de Vinhais.

«A notável jovialidade e carinho com que abraçava cada dia e cada um de nós é sem dúvida uma inspiração, referência e motivo de orgulho», considera a família.

A celebração das exéquias está prevista para este sábado, dia 2 de maio, na igreja de Rio de Fornos (Vinhais), Unidade Pastoral Senhora da Encarnação.

Preside D. José Cordeiro e concelebra um pequeno grupo de sacerdotes: os da Unidade Pastoral e o Arcipreste de Bragança.

Na Comunhão crente e orante unimo-nos à família do Padre Manuel dos Santos Gomes, ao Presbitério e a toda a Diocese de Bragança-Miranda.