Falecimento do Arquiteto Luís Vassalo Rosa | Diocese Bragança-Miranda

A Diocese de Bragança-Miranda recebeu com tristeza a notícia do falecimento de Luís Vassalo Rosa, o arquiteto responsável pelo projeto e obra da maior Catedral portuguesa.

Na homenagem pública que os diocesanos lhe prestaram, em 25 de março de 2017, Vassalo Rosa referiu a Catedral como «um corpo vivo que acolhe e se enriquece com os contributos que sinalizam o tempo da sua renovação, segura na memória da sua vida, confiante na modernidade que antecipa o futuro do caminho a percorrer».

Dando graças a Deus pelo dom da sua vida, a Diocese apresenta à sua esposa e família as mais sinceras condolências. Rezamos ao Senhor e fonte da Vida que o acolha no Reino da Luz e da Paz.

Amanhã, dia 9 de junho, será celebrada uma Eucaristia em sua memória, às 18h00, na igreja da antiga Sé, em Bragança.

Doação à Diocese

Depois de muitos encontros e desencontros, o projeto de Luís Vassalo Rosa (datado de 1963) ganhou vida com o lançamento da primeira pedra, em 1982, daquela que viria a ser a última Catedral do século XX.

Contente por ver que a sua idealização se ia «construindo e habitando, agora já enriquecida com as obras de Mário Silva, José Rodrigues, Ilda David e em breve, Graça Morais», o arquiteto pediu a D. José Cordeiro que «quando se enuncie a autoria do projeto da Catedral de Bragança, embora eu seja o responsável e rosto da equipa, se não omita o escultor António Alfredo, o eng. Carlos Lima e a paisagista Mª Evira Fonseca como os principais projetistas entre os muitos que participaram na sua concretização».

Acreditando ser possível «desenvolver linhas de investigação, ou promover encontros de reflexão e debate, sempre na perspetiva de um futuro que tem presente o testemunho do passado», Vassalo Rosa ofereceu à Diocese, na pessoa do seu bispo, o espólio de todo o processo do desenho e construção da Catedral.