Encontro Nacional de Dirigentes do MCC em Fátima | Diocese Bragança-Miranda

Nos dias 14 e 15 de Setembro, deslocou-se a Fátima, um grupo de cursilhistas para participar no habitual Encontro Nacional de Dirigentes e Diretores Espirituais do MCC, sob o lema”Traduzir o Carisma, na sua Fidelidade”. No primeiro dia, o Sr. Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, falou sobre a “Graça e a Fé”no Cursilho, referindo que, apesar do Movimento ser fundado antes do II Concílio do Vaticano, Eduardo Bonin, já era um profundo conhecedor dos escritos de teólogos conciliares, tais como, Karl Ranher e Yves Congar, entre outros.

Num período em que o Islamismo começou a crescer na Europa, em que para ser mulçumano, apenas era preciso professar a em Alá, ser cristão exigia uma caminhada catecumenal de três anos, a proposta de um cursilho de cristandade, seria segundo Karl Ranher, a melhor maneira de conhecer o cristianismo em três dias.

No segundo dia do encontro, após a Eucaristia, tratou-se fundamentalmente, do estudo de documentos, publicados recentemente, obedecendo ao carisma fundacional do MCC,”Para falarmos todos a mesma linguagem, adaptada à realidade de cada diocese”, como referiu o Presidente do Secretariado Nacional, Joaquim Mota.

Foram apresentados três Rolhos nessa mesma linha: “Abordagem ao Caderno de Reitor”,”Utilização do Livro Rolhos e Meditações” e “ Finalidade dos Cursilhos”, foram sem dúvida, profundos e enriquecedores para os dirigentes do MCC, empenhados em vertebrar cristandade.

O Diretor Espiritual Nacional P. João Fernando, encerrou o encontro com a alegria e dinamismo que lhe é peculiar, lembrando aos cursilhistas  presentes a missão e responsabilidade que cada um tem, no “metro quadrado”em que se movimenta.

No final do encontro, ficou o convívio, a partilha e a alegria de uma sã amizade, alicerçada na Graça de uma Fé consciente, crescente e comunicada.

Hoje, Cristo continua a dizer-nos , a cada um de nós, ao nosso Movimento, “mais um pouco, mas além”, “Ultra Eia “; este slogan é um convite ao encorajamento e faz parte da linguagem  dos Cursilhos de Cristandade. “Cristo conta Contigo” e “Eu com a Sua Graça”!

Secretariado do MCC