COMUNICADO | Diocese Bragança-Miranda

Para esclarecer dúvidas que circulam nalguns meios da Diocese, informamos:

Há algum tempo, a Diocese recebeu uma queixa, escrita pela eventual vítima, maior de idade, sobre a possível prática de um abuso sexual por parte de um sacerdote da Diocese, numa altura em que a alegada vítima era ainda menor.

Imediatamente se deu início aos procedimentos previstos pela Conferência Episcopal Portuguesa e pela Santa Sé. A eventual vítima foi ouvida, e recolheram-se as informações pertinentes, e tudo foi enviado para a Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma. A Diocese está em contacto com a eventual vítima e mantém um acompanhamento próximo neste momento tão difícil.

À eventual vítima foi lembrada a importância de fazer queixa junto das autoridades policiais e judiciais pertinentes. A Diocese não tem conhecimento se foi feita alguma queixa e manifesta desde já a disposição de colaborar maximamente com as autoridades.

Porque a eventual vítima manifestou o desejo de não ser identificada, e porque ainda não estão apuradas responsabilidades, não nos é possível neste momento entrar em maior detalhe.

É com preocupação que damos esta informação, e a simples possibilidade de poder ter ocorrido um abuso deixa-nos apreensivos, por serem tão devastadores os seus efeitos, e por ser uma conduta tão contrária ao serviço do Evangelho. Temos o propósito firme de estar ao lado do Papa Francisco na luta decidida para afastar este mal.

Por isso a Diocese pede a quem tiver informações sobre este tipo de situações se dirija a Pe. José Manuel Bento Soares, Presidente da Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e de Pessoas Vulneráveis, através dos seguintes contactos: 273 329 182 | cdpmpv.diocesebm@gmail.com | Cúria Diocesana, Rua Dr. Herculano da Conceição, 10, 5300-032 Bragança.

Bragança, 1 de agosto de 2019.