Celebrações em Bragança a partir de 30 de Maio | Diocese Bragança-Miranda

No próximo dia 30 de Maio recomeçam as celebrações religiosas, com a participação das pessoas, e os párocos da cidade de Bragança escreveram uma carta aberta aos fiéis.

Os sacerdotes lembram a necessidade de se respeitarem algumas regras, conforme as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa e das autoridades sanitárias, nomeadamente a obrigatoriedade do uso de máscara, a higienização das mãos e o respeito da distância recomendada, em relação às outras pessoas.

Na cidade de Bragança, as regras estão a ser afixadas em todas as igrejas com culto. Os fiéis deverão seguir as indicações das equipas de acolhimento, que os orientarão na entrada e saída das celebrações, bem como na distribuição da comunhão.

As eucaristias continuarão a celebrar-se nos mesmos locais e nos horários que estavam estabelecidos antes da pandemia, porém serão feitas as seguintes alterações:

De 2.ª a 6.ª feira, durante o mês de junho:

• será introduzida uma eucaristia às 10h00, na igreja da Sé;
  • a habitual eucaristia das 17h40 na igreja da Sé (de 2.ª a 6.ª feira) será transferida para a Catedral, também só durante o mês de junho. Durante esse período serão agendadas as missas de 3º e 7º dia dos funerais que se realizaram entre 13 de Março e 31 de Maio que não foram celebradas com a participação do povo, se a família o pretender.

Ao sábado, durante o mês de junho:

• a missa vespertina na igreja da Sé, às 18h00, é transferida para a Catedral, enquanto se mantiverem as restrições na lotação das igrejas para respeito da distância de segurança entre os fiéis.

Ao domingo, durante o mês de junho:

• será introduzida uma celebração, às 09h00, na capela das Cantarias;
  • a missa na igreja de São Vicente será transferida para a Igreja de Santa Maria (Castelo), na mesma às 11h30;
  • no dia 28 de Junho, pelas 21h00, no exterior da Catedral será celebrada uma eucaristia que recordará todos aqueles por quem foram celebradas as exéquias entre o dia 13 de Março e o dia 31 de Maio.

Para outras informações, é favor consultar o Cartório Paroquial pelo telefone 273 322 671 ou pelo endereço eletrónico: cartório.paroquial.se@gmail.com.

Fotografia: BLR/SDCS.

Ficheiros: