Bispo de Bragança-Miranda refere a centralidade das crianças no contexto da canonização dos pastorinhos | Diocese Bragança-Miranda

Fátima 2017: Papa vai traduzir «mais por gestos do que por palavras» a mensagem de «esperança e de paz» - D. José Cordeiro

Fátima, 12 mai 2017 (Ecclesia) – O Bispo de Bragança- Miranda disse hoje que o Papa Francisco vai traduzir “mais por gestos do que por palavras” a mensagem de “esperança e de paz”, com especial incidência nas crianças.

“Penso que o realce aqui vai ser para as crianças, para os direitos fundamentais e para os maus tratos, para além de toda a mensagem de luz, esperança e de paz que irradia neste santuário”, disse à Agência ECCLESIA D. José Cordeiro.

No Santuário de Fátima o prelado acredita que Francisco irá focar as periferias existenciais.

“O Papa quer traduzir aqui essa mensagem de esperança e de paz para todo o mundo chegando às periferias existenciais”.

O bispo de Bragança-Miranda entende a peregrinação internacional aniversária de maio como “um acontecimento especial”.

“Além do peregrino especial é um acontecimento especial porque 100 anos só se celebra uma vez e com a canonização dos pastorinhos realça-se a limpidez do coração das crianças”.

O prelado sublinha que o que torna os pastorinhos “especiais” não foram as aparições, mas o testemunho de vida depois de 1917.

“Não por eles terem sido videntes mas o que a sua vida testemunha e traduz para o quotidiano das nossas vidas”.

D. José Cordeiro perspetiva a visita de Francisco a Fátima para além do impacto na Igreja em Portugal.

“O Papa Bento XVI disse que Fátima era o coração espiritual de Portugal, mas eu atrevo-me a dizer que vai além de Portugal por tudo o que já se sente, pela atmosfera e o ambiente é verdadeiramente o coração pulsante da Igreja universal”.

O prelado acredita que a ”numerosa” presença da comunicação social torna Fátima “um altar” que leva a mensagem de Francisco “a todo o mundo”.

O Papa Francisco vem a Fátima como “peregrino na esperança e na paz” para presidir à peregrinação internacional aniversária do 12 e 13 de maio e canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

Texto: LFS/LS - Agência Ecclesia. Fotografia: AF