Comemoração dos 150 Anos do Nascimento do Padre José Augusto Tavares | Diocese Bragança-Miranda

O Município de Torre de Moncorvo e a Diocese de Bragança-Miranda evocam a memória de José Augusto Tavares (1868-2018), por ocasião do 150.º aniversário do seu nascimento.

O Abade Tavares, como também ficou conhecido, era natural da Lousa, concelho de Torre de Moncorvo. Ordenado em 18 de novembro de 1894, por D. José Alves de Mariz, foi pároco nas comunidades de Ligares, Maçores, Larinho, Carviçais e Mós de Moncorvo, no sul da Diocese transmontana.

Autor de vários trabalhos literários, colaborou com periódicos e dedicou a sua atividade intelectual à investigação das antiguidades. Foi membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses e da Sociedade de Geografia de Lisboa.

O programa comemorativo (em anexo) prevê a inauguração de duas exposições bibliográficas e o descerramento de placas comemorativas do 150.º aniversário do seu nascimento, nas aldeias da Lousa e de Carviçais (Unidade Pastoral S. José).

À tarde, pelas 16h30, o grupo de teatro “Alma de Ferro” leva ao palco do Largo Balbino Rego, na vila de Torre de Moncorvo, a peça «Controvérsia de um Legado».

Será também apresentado o livro «Monografia de Nossa Senhora da Teixeira» da autoria do homenageado, uma edição fac-simile comemorativa, pelas 17h00, no Museu do Ferro e da Região de Moncorvo.

Data:
24-Nov-2018