Bispo quer alargar ceia de Natal a todos os que ficam sozinhos | Diocese Bragança-Miranda

O bispo da diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, pretende alargar a iniciativa que, desde há três anos, junta à mesma mesa os estudantes estrangeiros na noite de Consoada, para um momento de partilha e convívio, a outras pessoas que estejam sozinhas na quadra natalícia.
A ideia foi deixada precisamente no decurso da Ceia de Natal com o bispo diocesano que, no dia 24, decorreu pela terceira vez. Este ano, ao contrário dos dois anteriores, o jantar decorreu no restaurante Rota dos Sabores, que se ofereceu para acolher esta iniciativa, e não no seminário de S. José, como era hábito.
Ao todo, participaram mais de 70 pessoas, tornando esta ceia na mais concorrida até ao momento. “É assim mesmo o dinamismo da construção do Natal e do presépio. É esta cultura do encontro e, sobretudo, destes jovens internacionais que não têm outra possibilidade de celebrar o Natal a não ser em grupo e entre nós, longe das suas famílias”, sublinhou D. José Cordeiro que, no próximo ano, espera ainda mais gente.
“Podemos evoluir ainda mais, pelo menos pelos ecos que me chegaram da vontade de alargar ainda mais nos próximos anos a outras pessoas que vivem sós este Natal, para que façamos presépio uns com os outros e construamos esta relação de fraternidade, de amizade e de encontro de culturas”, disse.
Este ano estiveram representados 17 países de quatro continentes diferentes. A Ásia foi o único dos ausentes.
“É impressionante a presença de tantas nacionalidades que o IPB já tem”, destacou D. José Cordeiro.

Texto e fotografias: Mensageiro de Bragança.